Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Óculos fazem diagnóstico de doenças medindo o movimento dos olhos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2008

Óculos fazem diagnóstico de doenças medindo o movimento dos olhos
Protótipo do óculos capaz de fazer exame de eletro-oculografia.
[Imagem: ETHZ]

Pesquisadores suíços decidiram levar o conceito de "computador de vestir" (Wearable Computing) para a área médica e criaram um óculos capaz detectar problemas como esquizofrenia, vertigens e deficiências de leitura.

Eletro-oculografia

O óculos incorpora os equipamentos eletrônicos necessários para fazer um exame chamado eletro-oculografia, que mede os movimentos dos olhos utilizando eletrodos, de forma parecida com um eletrocardiograma. Este exame é utilizado há mais de 30 anos em clínicas médicas, utilizando aparelhos grandes e que exigem manipulação por profissional especializado.

A miniaturização e a incorporação nos óculos de todos os sensores e equipamentos necessários para registrar os dados colhidos do paciente permitirá que o médico acompanhe o que acontece com o paciente durante longos períodos - até oito horas -, dispensando o acompanhamento técnico especializado durante o exame.

Monitoramento em tempo real

"O desenvolvimento do Eye Tracker de início exigiu o projeto de todo o hardware dos óculos e do equipamento portátil para gravar os sinais da eletro-oculografia. Então, o próximo passo exigiu o desenvolvimento de um software que pudesse processar e analisar esses sinais imediatamente, em tempo real," explica Andreas Bulling, criador do equipamento.

Ele afirmou que o aparelho também deve ser capaz de corrigir os sinais quando necessário. Por exemplo, a luz do ambiente altera o diâmetro da pupila, o que afeta do sinal coletado pelo exame. Os sinais também são alterados pelo andar ou correr. Isso exigiu a incorporação de sensores adicionais, como detectores de intensidade de luz e de um acelerômetro.

Computador de vestir

O pesquisador está de olho também na área de jogos de computador e até desenvolveu um pequeno jogo de demonstração, no qual movimentos visuais de diversos níveis de complexidade permitem que o usuário mude de fase no jogo.

O conceito de computador de vestir está se espalhando rapidamente, à medida que a miniaturização da eletrônica avança, já incluindo diversos tipos de óculos, relógios de pulso, cintos e até peças de roupas. Como esses computadores portáteis não podem ser controlados ativamente pelo usuário, eles têm encontrado aplicações principalmente em sistemas de navegação e no monitoramento da saúde dos seus usuários.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Sensores
  • Internet das Coisas
  • Tecidos

Mais tópicos