Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Óculos com foco automático garantem visão sempre perfeita

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2017

Óculos com foco automático garantem visão sempre perfeita
As lentes funcionam muito bem, mas o protótipo ainda precisa de um banho de design.
[Imagem: Nazmul Hasan et al. - 10.1364/OE.25.001221]

Óculos eletrônicos

Os óculos eletrônicos, com lentes capazes de ajustar o foco automaticamente, ficaram mais versáteis.

Enquanto os modelos anteriores podiam chavear entre uma posição e outra - por exemplo, entre a visão de perto e a visão de longe -, um novo protótipo ajusta o foco automática e continuamente, de acordo com o que a pessoa está vendo.

"A maioria das pessoas que usam óculos para leitura precisam ficar colocando-os e tirando-os o tempo todo. Você não precisa fazer isto mais. Você coloca estes óculos, e a visão estará sempre clara," garantem Carlos Mastrangelo e Nazmul Hasan, da Universidade de Utah, nos EUA.

O cristalino do nosso olho é uma lente com um sistema de foco automático imbatível. Mas, conforme envelhecemos, ele vai perdendo sua capacidade de autofoco, o que faz com que a maioria das pessoas passe a depender de óculos de leitura ou óculos bifocais. O objetivo da equipe é dar às lentes a mesma capacidade do cristalino.

Lente com foco automático

Hasan e Mastrangelo construíram lentes de glicerina, um líquido espesso e incolor, que fica encapsulado por membranas flexíveis de borracha na frente e atrás. A membrana traseira em cada lente é conectada a três atuadores mecânicos transparentes que a empurram para a frente e para trás, alterando a curvatura da lente líquida e, portanto, a distância focal entre a lente e o olho.

No primeiro uso, os usuários precisam programar os óculos, o que é feito por meio do celular e de uma conexão Bluetooth: um aplicativo permite informar o grau padrão de correção, obtido na receita médica, ao redor do qual os óculos irão se reajustar para garantir sempre a melhor visão.

No centro da armação há um medidor de distância por infravermelho, que mede a distância da lente ao objeto logo à frente. Quando o usuário dirige os olhos para um objeto, o medidor mede instantaneamente a distância e diz aos atuadores como eles devem curvar as lentes. As lentes conseguem reajustar a distância focal, mudando o foco de um objeto para outro, em 14 milissegundos. Uma bateria recarregável alimenta o sistema, com uma durabilidade de cerca de 24 horas por carga.

Óculos com foco automático garantem visão sempre perfeita
Esquema de funcionamento da lente com autofoco.
[Imagem: Nazmul Hasan et al. - 10.1364/OE.25.001221]

O protótipo funcionou bem, mas é bem feinho - a dupla afirmou que já está se dedicando a incorporar um novo design que torne seus óculos eletrônicos mais agradáveis de serem olhados também.

Bibliografia:

Artigo: Tunable-focus lens for adaptive eyeglasses
Autores: Nazmul Hasan, Aishwaryadev Banerjee, Hanseup Kim, Carlos H. Mastrangelo
Revista: Optics Express
Vol.: 25, Issue 2, pp. 1221-1233
DOI: 10.1364/OE.25.001221
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Fotônica
  • Telas e Monitores
  • Vidros

Mais tópicos