Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Óculos de realidade aumentada integram tela com filmadora

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/11/2012

Óculos de realidade aumentada integram tela com filmadora
Fotodetectores embutidos no chip permitem que o mesmo componente mostre as imagens e filme os movimentos dos olhos.
[Imagem: COMEDD]

Óculos de dados

Ele está longe de ter a graça e o design do esperado Google Glass, mas já nasce com algumas características que poderão influenciar seu similar mais famoso.

O detalhe mais promissor desses "óculos de dados", como seus criadores o chamam, é a integração de um chip que é câmera e filmadora ao mesmo tempo.

Assim, enquanto o protótipo do Google exige um joystick para controlar suas funções, os óculos de realidade aumentada criados pelos engenheiros do instituto COMEDD, em Dresden, na Alemanha, podem ser inteiramente controlados pelos olhos.

Basta olhar para uma seta indicativa na imagem para acionar seu comando.

"Nós equipamos nossos óculos com um novo chip CMOS que contém integrados uma câmera e uma minitela OLED," explicou o Dr. Rigo Herold, coordenador do projeto, que já conta com a parceria de uma empresa privada interessada em colocar o equipamento no mercado.

Sistema de gerenciamento pessoal de informações

Fotodetectores embutidos no chip permitem que o mesmo componente mostre as imagens e filme os movimentos dos olhos, que são então monitorados e interpretados pelo programa de controle.

"Isto nos dá uma microtela bidirecional, tornando possível tanto filmar quanto mostrar imagens," disse Herold.

O chip mede 11 x 13 milímetros, com a tela ocupando uma área de 10,24 x 7,67 milímetros.

Devido à proximidade, o usuário vê as imagens como a dimensão aparente de 1 metro.

"Nós temos aqui uma geração totalmente nova de sistema de gerenciamento pessoal de informações," disse Herold. "Os 'óculos de dados' nos permitem ver o mundo real de forma normal, ao mesmo tempo registrando o movimento dos olhos com a câmera."

Mercado profissional

O projeto abre caminho para aplicações em inúmeras áreas, sobretudo no entretenimento.

Mas, ao menos inicialmente, o objetivo da equipe alemã é conquistar um público bem específico.

Seus projetistas se darão por extremamente satisfeitos se os novos óculos de realidade aumentada impressionarem operários e técnicos que precisem usar manuais de instruções para completar suas tarefas.

A grande vantagem destes óculos de realidade ampliada é mostrar as páginas dos manuais sem que o técnico precise desviar os olhos das tarefas.

Na hora de mudar as páginas do manual, basta um sutil movimento dos olhos para obter o mesmo efeito que os dedos têm sobre as telas sensíveis ao toque.

No futuro, afirmam os projetistas, outros mercados profissionais deverão naturalmente ser colocados na lista de interesse, como médicos, que precisam consultar informações ou imagens do paciente durante uma cirurgia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Computadores
  • Eletrônica Orgânica
  • Interfaces

Mais tópicos