Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Olho artificial inspirado em insetos está pronto para uso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/05/2013

Olho artificial inspirado em insetos está pronto para uso
Câmeras inspiradas nos olhos dos insetos podem ser muito mais eficientes na detecção de movimento e no cálculo de distâncias.
[Imagem: CurvACE]

Olho artificial curvo

Segundo os cientistas, câmeras hemisféricas inspiradas nos olhos dos insetos podem permitir a construção de olhos artificiais superiores aos olhos humanos.

A última demonstração veio de uma equipe envolvendo institutos de pesquisa e universidades da França, Suíça e Alemanha.

O protótipo foi chamado de CurvACE - curved artificial compound eye, ou componente ocular artificial curvo.

Em comparação com os olhos de lente única - como os olhos humanos - os olhos compostos oferecem resolução mais baixa, mas campos de visão significativamente maiores e uma distorção quase nula - além de poderem ser muito mais finos.

As câmeras digitais são inspiradas nos olhos de lente única. Contudo, câmeras com sensores de lentes múltiplas podem ser muito mais eficientes na detecção de movimento e no cálculo de distâncias.

Estas informações são essenciais para uma série de tecnologias emergentes, incluindo sistemas anticolisão para automóveis e sistemas de pouso e decolagem automáticos para aviões.

Olho artificial inspirado em insetos está pronto para uso
O dispositivo completo já inclui um sistema integrado de visão artificial, estando pronto para uso em diversas aplicações.
[Imagem: CurvACE]

Biomimetismo

A nova câmera curva, ou olho artificial curvo, oferece uma visão panorâmica com uma resolução idêntica à obtida pelo olho da mosca-da-fruta, em um dispositivo que mede menos de 1 milímetro de espessura.

Mas o aparelho supera o olho da mosca-da-fruta em velocidade, sendo capaz de capturar imagens três vezes mais rápido.

De olho nas aplicações tecnológicas, os pesquisadores incluíram ainda fotorreceptores neuromórficos - que imitam as células nervosas - que permitem a detecção de imagens em uma ampla variedade de ambientes, de um dia ensolarado até o equivalente à luz da Lua.

O dispositivo completo já inclui um sistema integrado de visão artificial, estando pronto para ser integrado em sistemas de vigilância, robôs, veículos autônomos, incluindo VANTs, sistemas de imageamento médico etc.

Bibliografia:

Artigo: Miniature curved artificial compound eyes
Autores: Dario Floreano, Ramon Pericet-Camara, Stéphane Viollet, Franck Ruffier, Andreas Brückner, Robert Leitel, Wolfgang Buss, Mohsine Menouni, Fabien Expert, Raphaël Juston, Michal Karol Dobrzynski, Geraud L'Eplattenier, Fabian Recktenwald, Hanspeter A. Mallot, Nicolas Franceschini
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: Published online before print
DOI: 10.1073/pnas.1219068110
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos