Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Ônibus espacial Endeavour aposenta-se aos 20 anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2011

Ônibus espacial Endeavour aposenta-se aos 20 anos
O próximo destino do Endeavour será um museu na Califórnia, onde será exposto depois de ser devidamente "limpo" da maioria dos seus componentes internos, não-visíveis.
[Imagem: NASA]

Do espaço ao museu

Ao pousar na madrugada desta quarta-feira, o ônibus espacial Endeavour despediu-se do espaço.

Seu próximo destino será um museu na Califórnia, onde será exposto depois de ser devidamente "limpo" da maioria dos seus componentes internos, não-visíveis.

A última missão da Endeavour, chamada STS-134, consistiu em uma viagem de 16 dias à Estação Espacial Internacional.

O ponto alto da viagem foi a instalação do Espectrômetro Magnético Alfa, ou AMS (Alpha Magnetic Spectrometer), um detector de raios cósmicos que já coletando dados para tentar desvendar o chamado anti-universo.

Enquanto isso, o ônibus espacial Atlantis já está a caminho da plataforma de lançamento, também para a sua última viagem ao espaço. O lançamento da missão STS-135 está previsto para ocorrer em 8 de Julho.

Fim da era dos ônibus espaciais

Quando o Atlantis retornar, terá acabado a era dos ônibus espaciais, que se tornaram símbolos da exploração espacial durante mais de uma geração, sucedendo os feitos da missão Apolo.

A NASA, em meio a uma crise financeira e de identidade, vai tentar substituir os ônibus espaciais por veículos privados, apostando em uma espécie de upgrade da Apolo para tentar voos além da órbita baixa da Terra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos