Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Painéis de alumínio ultra-resistentes suportam tiros e explosões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/09/2008

Painéis de alumínio ultra-resistentes resistem a tiros e explosões
Visão lateral do perfil de alumínio, depois de esvaziado do seu preenchimento de areia.
[Imagem: NUST]

O alumínio é conhecido por sua leveza e por sua resistência à corrosão. Mas ninguém pensaria em fazer um escudo à prova de balas de alumínio, certo?

Errado. Engenheiros noruegueses descobriram como fazer painéis de alumínio que resistem não apenas a tiros, mas também a explosões capazes de destruir placas da mesma espessura feitas com os melhores aços disponíveis.

Painéis de alumínio ultra-resistentes

O objetivo dos engenheiros da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia é construir elementos de proteção contra impactos que possam ser utilizados na proteção de edifícios, bancos, penitenciárias e até residências. Para isso, eles têm que ser leves e fáceis de montar.

A estrutura é fabricada por extrusão, da mesma forma que os perfis de alumínio utilizados para a construção de portas e janelas. Os painéis possuem encaixes, permitindo que eles sejam montados na configuração desejada, e cavidades internas que podem ser preenchidas por aberturas em sua parte superior.

Alumínio à prova de balas

Depois que a divisória está montada, o interior dos painéis deve ser preenchido com um material resistente qualquer, como areia, brita ou pequenas pedras. Se as divisórias precisarem ser desmontadas, ou mudadas de lugar, elas podem ser rapidamente esvaziadas, voltando à leveza e flexibilidade naturais das placas de alumínio.

"Esses painéis de alumínio podem suportar projéteis e até explosivos," afirma o engenheiro Tore Børvik, que provou sua afirmação em um teste no qual um contâiner construído com os painéis de alumínio e preenchido com areia grossa suportou sem maiores danos a explosão de uma carga de 4 toneladas de dinamite.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metais e Ligas
  • Aços
  • Cerâmicas
  • Compósitos

Mais tópicos