Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Energia solar em três dimensões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/03/2012

Energia solar em três dimensões
Os painéis 3D poderão ser fabricados e transportados dobrados, sendo espichados, como se fossem uma sanfona, apenas no local de instalação.
[Imagem: Allegra Boverman/MIT]

Bioinspiração

As árvores precisam da energia do Sol para viver, mas não colocam suas folhas espalhadas sobre um plano.

Sabendo disto, Marco Bernardi e seus colegas do MIT, nos Estados Unidos, resolveram questionar a eficiência dos painéis solares, estruturas planas, geralmente instaladas em cima dos telhados.

Embora muito esteja sendo feito na tentativa de melhorar a eficiência das células solares individualmente, a única inovação no campo dos painéis solares propriamente ditos tem sido a instalação de sistemas motorizados para manter as células sempre apontadas para o Sol - equipamentos caros e que exigem muita manutenção.

Mas, depois de testar diversas estruturas, Bernardi verificou que a construção de cubos ou torres, que estendam as células solares para o alto, e não para os lados, é uma opção extremamente eficiente.

Painéis solares 3D

Os painéis solares 3D apresentaram ganhos de rendimento que variaram de 2 a 20 vezes o rendimento da mesma quantidade de células solares postas em painéis planos.

Os ganhos foram maiores quando a inclinação do Sol é maior, ou seja, nas regiões temperadas, longe do equador.

Na escala média de ganhos estão os meses de inverno e os dias nublados, justamente os momentos onde a eficiência da geração solar é menor.

Outro benefício é a obtenção de uma intensidade de energia mais homogênea ao longo do dia e ao longo das estações.

Isto ocorre porque as superfícies verticais do painel solar tridimensional coletam mais luz do Sol durante as manhãs, tardes e invernos, quando o Sol está mais próximo do horizonte.

Sanfona

A construção de um painel solar 3D sairá bem mais cara do que um painel plano, mas os pesquisadores calculam que o maior investimento inicial se pagará rapidamente com a maior geração de energia.

Além disso, eles afirmam que os painéis 3D poderão ser fabricados e transportados dobrados, sendo espichados, como se fossem uma sanfona, apenas no local de instalação, diminuindo os custos de mão-de-obra.

Bibliografia:

Artigo: Solar energy generation in three dimensions
Autores: Marco Bernardi, Nicola Ferralis, Jin H. Wan, Rachelle Villalon, Jeffrey C. Grossman
Revista: Energy & Environmental Science
Vol.: Advance Article
DOI: 10.1039/C2EE21170J
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Células a Combustível
  • Hidrogênio

Mais tópicos