Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Algumas poucas palavras valem mais do que uma imagem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/10/2008


O ditado afirma que uma imagem pode valer mais do que mil palavras. Mas isso só vale para nós, humanos.

Quando se trata de computadores e mecanismos de buscas, uma única palavra pode fazer a diferença entre encontrar a imagem certa e deixar a riqueza de informações concentradas em uma foto ou desenho perdida no meio de uma infinidade de outras imagens menos relevantes.

Extraindo informações textuais de imagens

Dezenas de tentativas já foram feitas para se extrair informações textuais das informações visuais contidas em imagens. As mais eficientes, contudo, ainda se baseiam nos textos inseridos pelos próprios humanos como título ou como descrição dessas imagens.

Agora, pesquisadores europeus acreditam ter dado um passo importante na automatização dessa tarefa, assim como rumo à possibilidade de se recuperar informações de imagens para as quais títulos e descrições não foram corretamente atribuídos.

Camada de informação

A solução consiste na criação de uma camada de informação sobreposta aos arquivos digitais das imagens. Essa camada informacional extra aproveitará os dados textuais inseridos pelos usuários, mas também será capaz de gerar dados adicionais automaticamente.

Como se trata de uma área extremamente complexa, os pesquisadores do projeto aceMedia reaproveitaram diversas técnicas já desenvolvidas. É o caso da identificação de palavras-chaves visuais de baixo nível - como áreas de cores consistentes que podem ser interpretadas como céu, mar, areia ou neve.

A mesma técnica permite a identificação de contornos, textura e formato.

Palavras-chaves e domínios ontológicos

Combinando as palavras-chaves com conjuntos de regras contextuais mantidas em domínios ontológicos - tais como o fato de que areia e neve geralmente não aparecem na mesma imagem ou que áreas azuis no topo de uma imagem têm grande probabilidade de ser o céu - os pesquisadores conseguiram transformar os dados digitais das imagens em uma rica fonte de informação.

Algumas palavras podem valer mais do que uma imagem

Os dados das palavras-chave de baixo nível também são combinados com resultados de detectores específicos, como programas capazes de localizar rostos em uma foto.

Regras pessoais

Os usuários também poderão adicionar suas próprias preferências à camada de informação, definindo regras particulares para atribuição de palavras-chave e criar um sistema de arquivo pessoal de imagens que permita sua recuperação posterior.

A plataforma desenvolvida pelos pesquisadores foi batizada de ACE (Autonomous Content Entity). A camada ACE define uma API que suporta conexões em rede, gerenciamento de bases de dados, codificação escalável, pré-processamento de conteúdo, visualização do conteúdo, análise de conteúdo baseada em conhecimento, assim como módulos de modelagem e análise contextual.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Imagens 3-D
  • Software e Programação
  • Software Livre

Mais tópicos