Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Papel mineral feito com garrafas PET

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/01/2015

Papel mineral feito com garrafas PET
São necessários 235 quilogramas de PET moído para produzir 1 t do papel mineral.
[Imagem: INVDES/Divulgação]

Papel ecológico

Uma dupla de estudantes mexicanos desenvolveu um processo para produzir o que eles chamam de "papel mineral" a partir de garrafas PET usadas.

"Fabricamos papel ecológico com garrafas recicladas de plástico, carbonato de cálcio e areia. Não usamos água e nem produtos químicos, como o cloro," anunciou Ever Adrián Nava, que desenvolveu o processo juntamente com seu colega Érick Zamudio.

Embora já existam empresas que fabriquem papel a partir de fibras de garrafas PET recicladas, a simplicidade da técnica e dos materiais torna o processo dos estudantes mexicanos quatro vezes mais barato.

E o papel de plástico resultante - a dupla também se refere a ele como o nome de "PETapel" - apresenta grande resistência.

"O papel mineral é mais resistente que o normal, não se consegue rasgá-lo com as mãos, é impermeável, além de ter a propriedade de ser fotodegradável e somente absorve a quantidade necessária de tinta durante a impressão," acrescentou Nava.

Árvores e água

Segundo cálculos dos pesquisadores, além de dar destinação às garrafas PET usadas, a técnica pode salvar 20 árvores e 56.000 litros de água a cada tonelada de papel mineral produzido.

São necessários 235 quilogramas de PET moído para produzir 1 t do papel. O PET moído é triturado com calcário e areia para produzir uma massa, que é então fundida a pouco mais de 100ºC. A massa fundida é finalmente laminada para a produção do papel.

Os dois pesquisadores fundaram uma empresa e estão recebendo ajuda da Agência Mexicana de Pesquisa e Desenvolvimento (INVDES) para tentar viabilizar o processo em escala comercial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Polímeros
  • Biotecnologia
  • Mineração

Mais tópicos