Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Pás de aço para geradores eólicos são 90% mais baratas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/05/2015

Pás de geradores eólicos feitas de aço
As pás para geradores eólicos feitas de aço usam chapas de apenas 1 milímetro de espessura.
[Imagem: Fraunhofer IWU]

Pás eólicas de aço

As lâminas das turbinas eólicas são feitas de materiais compósitos, essencialmente plásticos reforçados com fibras.

Elas são leves e resistentes, mas também são caras, exigem muita mão-de-obra para serem fabricadas e não podem ser recicladas.

Tentando solucionar essas deficiências, engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, estão propondo usar pás eólicas feitas de aço.

Para manter a leveza e a resistência, eles usaram chapas de aço de apenas 1 milímetro de espessura, adotando um reforço central e usando uma técnica especial para dobrar a chapa de aço, de forma a minimizar a perda de resistência.

"Em primeiro lugar, isto torna as turbinas eólicas significativamente mais ecológicas, já que mais de 90% do aço pode ser reciclado - então, usar lâminas de metal nos rotores torna a energia eólica verdadeiramente ecológica," disse o Dr. Marco Prohl, responsável pelo projeto, chamado HyBlade.

Custo 90% menor

Mas há outros fatores que talvez possam ser ainda mais decisivos no momento em que as empresas compararem o emprego das pás de aço em relação às pás de compósitos.

"Em comparação com as lâminas similares feitas de plástico reforçado com fibras, o custo das lâminas de aço produzidas em larga escala é até 90% menor - e as pás podem ser fabricadas de forma mais precisa," disse Prohl.

A equipe está se preparando agora para testar a tecnologia em um protótipo de turbina eólica completa, com pás de aço de 2,8 metros de comprimento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Eólica
  • Aços
  • Compósitos
  • Metais e Ligas

Mais tópicos