Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Pentagrafeno: Descoberta nova variante do carbono

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/02/2015

Pentagrafeno: Descoberta nova variante do carbono
A simulação computacional garante que é possível sintetizar uma camada de átomos de carbono com estruturas de cinco lados.
[Imagem: Virginia Commonwealth University]

Pentagrafeno

Uma equipe internacional acaba de descobrir uma variante estrutural do grafeno, batizada por eles de pentagrafeno.

Trata-se de uma folha monoatômica de carbono puro que apresenta uma estrutura pentagonal (5 lados) - o grafeno possui uma estrutura hexagonal (6 lados).

"As três últimas formas de carbono que foram descobertas foram os fulerenos, os nanotubos e o grafeno. O pentagrafeno vai pertencer a esta categoria," avalia Puru Jena, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, que fez a descoberta em conjunto com colegas do Japão e da China.

A equipe simulou em computador a síntese do alótropo do carbono formado apenas por hexágonos. Os resultados sugerem que o material poderá rivalizar com o grafeno, sendo mecanicamente estável, muito forte e termicamente estável até cerca de 1.000º C.

Melhor que o grafeno

A grande vantagem da nova forma de carbono é que o pentagrafeno parece ser semicondutor, considerada a grande deficiência do grafeno para sua aplicação na eletrônica.

Para aplicações estruturais - fibras ultrafortes, por exemplo - o pentagrafeno parece ser melhor, já que, se for esticado, ele se expande nos dois planos, enquanto o grafeno expande-se na direção em que é puxado mas se contrai na perpendicular.

O próximo passo será sintetizar o pentagrafeno na prática e ver se ele realmente se comporta como nas simulações de computador.

"Uma vez que você o fabrique, ele será muito estável. Então a questão se torna, Como fazê-lo? Em nosso artigo nós damos algumas ideias. Neste momento o projeto é teórico, é baseado em modelagem computacional, mas nós acreditamos muito fortemente nessas previsões," disse Shunhong Zhang, dono do momento eureca da síntese do pentagrafeno.

"E, uma vez que você o tenha fabricado, ele abrirá um ramo totalmente novo na ciência do carbono. Carbono bidimensional feito completamente de pentágonos era totalmente desconhecido até agora," finalizou ele.

Bibliografia:

Artigo: Penta-graphene: A new carbon allotrope
Autores: Shunhong Zhang, Jian Zhou, Qian Wang, Xiaoshuang Chen, Yoshiyuki Kawazoe, Puru Jena
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: Early Edition
DOI: 10.1073/pnas.1416591112
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Grafeno
  • Nanotubos
  • Monitoramento Ambiental
  • Semicondutores

Mais tópicos