Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Pesquisa científica na Amazônia ganhará 40 novos laboratórios

Da redação, com informações da Agência Brasil - 07/12/2009


Tecnologias biológicas

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) vai inaugurar 40 obras destinadas à pesquisa científica na região amazônica até março de 2010.

Segundo o diretor do Inpa, Adalberto Val, os laboratórios reúnem equipamentos e espaços que, por meio de tecnologias biológicas apropriadas, possibilitarão o estudo e a exploração das matérias-primas existentes na Floresta Amazônica.

"O caminho e o futuro da Amazônia envolvem a exploração de produtos e processos escondidos na floresta. Não há dúvida de que esse conjunto de tecnologias permite a geração de renda e a inclusão social", destacou.

Os laboratórios contam com equipamentos e recursos de cerca de R$ 40 milhões, provenientes do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), entre outros.

Agrossilvicultura

Nos últimos dias, três novos laboratórios já iniciaram suas atividades.

O primeiro foi o Núcleo de Biotecnologia aplicado à Agrossilvicultura, que vai estudar e monitorar plantas da região amazônica para a elaboração de produtos naturais.

De acordo com o responsável pelo Núcleo, o pesquisador José Francisco, o novo espaço vai permitir avanços nos estudos de plantas realizados pelo Inpa. "O laboratório é a estrutura em que treinamos recursos humanos e onde são feitas as análises para que esses produtos possam ser usados pela sociedade."

Alimentos para a população amazônica

O segundo laboratório destina-se à análise físico-química de alimentos, onde os pesquisadores irão se dedicar à produção e a estudos de insumos em geral, sejam eles alimentos, ração para animais e novos compostos para produção de energia.

Segundo o diretor do Inpa, o laboratório de alimentos terá papel fundamental para a construção de fórmulas e de saídas que possibilitem uma alimentação mais saudável para a população da região. "A alimentação de uma população está diretamente relacionada ao ambiente em que vivem essas populações e por isso é importante que se desenvolvam composições apropriadas para todos".

Microrganismos da Amazônia

O terceiro laboratório já inaugurado é o Laboratório Temático de Bioprospecção de Insetos, que ajudará os pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados aos microrganismos que vivem na região amazônica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre: