Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Pesquisadores brasileiros vencem prêmio internacional

Agência FAPESP - 18/12/2007

Pesquisadores brasileiros vencem prêmio internacional

Três pesquisadores brasileiros estão entre os ganhadores da edição de 2007 do Prêmio Twas, concedido pela Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas): Lucia Mendonça Previato, Paulo Artaxo e Sergio Danilo Junho Pena.

Cada um receberá um cheque no valor de US$ 10 mil e será convidado a fazer uma apresentação de seu trabalho na cerimônia do jubileu de prata da entidade, que será realizada na Cidade do México, de 10 a 13 de novembro de 2008.

Doença de Chagas

Lucia Mendonça Previato, professora do Instituto de Biofisica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi nomeada na categoria biologia. Segundo os organizadores do prêmio, a escolha se deu pelas contribuições para o aumento no conhecimento dos componentes moleculares responsáveis pela comunicação entre células hospedeiras e o Trypanosoma cruzi, parasita causador da doença de Chagas, que afeta estimados 17 milhões de pessoas nas Américas Central e do Sul.

Aerossóis

Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, ganhou na categoria Ciências da Terra pelo trabalho no estudo do impacto dos aerossóis, partículas determinantes para entender os impactos das mudanças climáticas no planeta. Artaxo ajudou a conduzir as primeiras análises de como os aerossóis contribuem para manter a bioquímica dos ecossistemas amazônicos ao afetar a condensação de nuvens e, conseqüentemente, a precipitação e o clima. O pesquisador também tem realizado estudos importantes sobre a poluição do ar em São Paulo.

Diversidade genômica brasileira

Sergio Danilo Pena, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, foi o vencedor do Prêmio Twas 2007 na categoria Ciências Médicas. O geneticista desenvolve pesquisas importantes sobre diversidade genômica humana, formação e estrutura da população brasileira. É fundador do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais, primeiro na América Latina a oferecer clinicamente serviços de diagnóstico pelo estudo do DNA, especialmente de determinação de paternidade.

Outros ganhadores

Os outros ganhadores são: em Ciências Agrárias, Muhammad Arshad, diretor do Instituto de Ciências do Solo e Ambientais da Universidade de Agricultura em Faisalabad, no Paquistão e, na categoria Química, Kankan Bhattacharyya, professor do Departamento de Química da Sociedade Indiana para o Cultivo da Ciência.

Chih-Kung Lee, professor do Instituto de Mecânica Aplicada da Universidade Nacional de Taiwan, foi o ganhador na categoria Engenharia, Jie Zhang, presidente da Universidade Jiao Tiong, em Xangai, em Física, e Shrikrishna Dani, professor do Instituto Tata de Pesquisa Fundamental, em Mumbai, em Matemática.

Popularização da ciência

A Twas também anunciou em sua 18ª reunião geral, realizada no mês passado, em Trieste, na Itália, os ganhadores da primeira edição dos Prêmios Regionais para a Compreensão Pública da Ciência, concedidos a profissionais que tenham feito contribuições valiosas para a melhoria da compreensão e da aprecição da ciência por parte do público geral.

As distinções são entregues pelos escritórios regionais da academia e cada escolhido receberá US$ 3 mil.

Ciência Hoje

O Escritório Regional da Twas para América Latina e Caribe decidiu premiar Roberto Lent, professor de neurociências e diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lent é fundador da revista Ciência Hoje - que publica também Ciência Hoje das Crianças e a série de livros Ciência Hoje na Escola - e da editora Vieira & Lent, que já lançou 50 títulos.

Os outros ganhadores foram: Pervez Hoodbhoy, da Universidade Quaid-i-Azam, no Paquistão (Escritório Regional da Twas para Ásia Central e do Sul); Adnan Hamoui, editor-chefe da edição árabe da Scientific American (países árabes); e Christina Scott, editora da SciDev.Net (África subsaariana).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Monitoramento Ambiental
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos