Plantão

Pixar lança cursos gratuitos para estudantes do médio e fundamental

Pixar lança cursos gratuitos para estudantes do médio e fundamental
Os estudantes podem aprender, por exemplo, o que as médias ponderadas têm a ver com o Buzz Lightyear.[Imagem: Pixar/Divulgação]

Pixar educativa

Um projeto da Pixar, empresa de animação digital norte-americana, ligada à Disney, disponibilizou aulas online que unem a animação a conteúdos escolares.

Os estudantes podem aprender com animações famosas como Toy Story, Wall-E e Valente. Os conteúdos foram desenvolvidos especialmente para estudantes do ensino fundamental e médio.

O conteúdo foi traduzido para o português e é oferecido gratuitamente, com o apoio da Disney e do parceiro local da Khan Academy, a Fundação Lemann.

"Como é grande o número de alunos e professores que conhecem e adoram os filmes da Pixar, cremos que terão mais motivos para estudar depois que perceberem a importância da matemática e da ciência no processo," disse a diretora da Universidade Pixar, Elyse Klaidman.

Como é que eles fazem isso?

O projeto, chamado Pixar in a Box, oferece videoaulas, exercícios interativos e atividades práticas. A intenção é que os alunos descubram como os conceitos acadêmicos que aprenderam na escola permitem que os cineastas da Pixar criem novos mundos, animem personagens únicos e contem histórias por meio da animação.

Os estudantes aprendem, por exemplo, como as médias ponderadas são usadas para criar personagens como o Buzz Lightyear e o Woody, de Toy Story, ou como a análise combinatória é usada para criar multidões, como um aglomerado de robôs em Wall-E.

"Muitas vezes, os professores e os pais têm dificuldade de responder a questionamentos como "eu tenho que aprender isso para quê?" O Pixar in a Box dá uma série de respostas a essa pergunta, mostrando exatamente onde os problemas do cinema e as matérias da escola se relacionam", explicou Tony DeRose, membro da equipe que desenvolveu o projeto.

O Pixar in a Box pode ser acessado pela internet no endereço https://pt.khanacademy.org/partner-content/pixar-latam.





Outras notícias sobre:

Mais Temas