Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Placas de circuito tecido para roupas eletrônicas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2014

Placas de circuito tecido para roupas eletrônicas
As múltiplas conexões foram integradas em um colete à prova de balas para testes de resistência.
[Imagem: Qiao Li/ Xiao M. Tao - 10.1098/rspa.2014.0472]

Placas de circuito tecido

Os tecidos eletrônicos e as roupas inteligentes ficaram mais próximos da realidade com uma nova técnica desenvolvida por pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong.

Qiao Li e Xiao Tao criaram uma "placa de circuito impresso" que é inteiramente tecida e flexível - uma placa de circuito tecida.

Eles combinaram fibras eletricamente condutoras - cobre recoberto com poliuretano - com fibras normalmente utilizadas para fazer tecidos. As fibras condutoras foram mescladas no tecido usando uma máquina de costura industrial, controlada por computador.

Isto significa que os fios podem ser distribuídos na roupa como um bordado, levando eletricidade onde ela for necessária para interligar componentes e circuitos, cumprindo a mesma função que as trilhas de cobre nas placas de circuito impresso rígidas.

Placas de circuito tecido para roupas eletrônicas
Detalhe da placa de circuito tecido usada para fazer uma luva.
[Imagem: Qiao Li/ Xiao M. Tao - 10.1098/rspa.2014.0472]

Roupas multissensoriais

Como a conexão elétrica funciona sem maiores problemas, os dois pesquisadores se concentraram em garantir resistência e robustez às suas placas de circuito tecido.

Os resultados foram muito bons, com o tecido eletrônico resistindo a 30 lavagens em uma máquina de lavar e secagens em uma secadora comum, desamarrotamento por um ferro de passar e até o impacto de projéteis de arma de fogo devidamente protegida por um colete à prova de balas.

Os pesquisadores afirmam que o tecido eletrônico está pronto para ser usado em uma grande variedade de aplicações, já que permite montar os circuitos que se desejar, exatamente como as placas de circuito impresso.

Essas aplicações potenciais incluem coletores solares para recarregar equipamentos eletrônicos e "roupas multissensoriais" - roupas dotadas de múltiplos sensores para monitorar temperatura, perspiração, ritmo cardíaco etc.

Bibliografia:

Artigo: Three-dimensionally deformable, highly stretchable, permeable, durable and washable fabric circuit boards
Autores: Qiao Li, Xiao Ming Tao
Revista: Proceedings of the Royal Society A
Vol.: 470 no. 2171 20140472
DOI: 10.1098/rspa.2014.0472
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Tecidos
  • Sensores
  • Processadores

Mais tópicos