Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Plástico e metal juntam-se em compósito leve e condutor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/12/2008

Plástico e metal juntam-se em compósito leve e condutor
O novo material compósito condutor é fabricado na forma de pó, podendo ser moldado e aplicado como se fosse uma placa de circuito impresso.
[Imagem: Fraunhofer IFAM]

Os plásticos são leves e baratos, mas não conseguem conduzir correntes elétricas. Os metais lidam muito bem com a eletricidade, mas são pesados e caros.

Combinar esses dois materiais tem sido um desafio para os engenheiros que precisam integrar circuitos elétricos e eletrônicos nos carros, aviões, equipamentos industriais e até mesmo nos equipamentos eletrônicos tradicionais.

Na prática isso tem sido feito por meio de processos demorados e caros que recortam e dobram as finas folhas metálicas e as integram nas peças plásticas.

Compósito metal-plástico

Os engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, criaram uma solução mais simples e mais barata de se fabricar: um material compósito. O metal e o plástico não são simplesmente grudados ou encaixados um no outro, mas misturados em um processo especial para formar um material único.

O processo cria um material constituído por uma fina malha eletricamente condutora, leve, com excelente estabilidade química e com a mesma condutibilidade elétrica e termal dos metais que entram em sua composição.

Faróis de automóveis

Com a malha elétrica inserida no plástico, os engenheiros afirmam que brevemente a fabricação das peças plásticas e das placas de circuito impresso poderão ser feitas em um único passo, reduzindo o custo e o peso dos equipamentos.

A primeira utilização do novo material deverá ser nos faróis de automóveis. Hoje, os faróis são feitos de um invólucro plástico no qual são inseridos os contatos metálicos para que a lâmpada possa receber a energia necessária para funcionar.

Com invólucros fabricados com o novo compósito, os circuitos de conexão poderão utilizar as malhas condutoras do próprio compósito, simplificando o processo de fabricação, tornando os faróis mais simples e mais leves, além de darem um novo grau de liberdade para os projetistas, que poderão criar faróis que se encaixam de forma mais harmônica no restante da carroceria.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Metais e Ligas
  • Polímeros
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos