Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Governo planeja política para exploração de terras-raras

Com informações da Agência Brasil - 22/05/2012


Minerais de terras raras

Os ministérios de Minas e Energia (MME) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estão unindo esforços na tentativa de criar uma política nacional para a exploração dos minerais de terras raras.

As terras raras são minerais compostos por 17 elementos químicos no grupo dos lantanídeos da Tabela Periódica, com números atômicos entre 57 e 71.

Em sua maioria da forma de óxidos, esses elementos apresentam propriedades químicas e físicas essenciais para várias aplicações em produtos de alta tecnologia.

Eles estão incorporados em aplicações como supercondutores, ímãs de alto desempenho, catalisadores, telas sensíveis ao toque, entre muitas outras.

Terras raras no Brasil

O Brasil tem uma das maiores reservas de terras raras do planeta, mas não as explora.

As ocorrências de terras raras no território nacional estão associadas a minerais radioativos, o que caracteriza a presença de outros elementos com valor comercial.

Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o país tem 164 pedidos para autorização de pesquisa de descoberta de lavras, mais de 50% deles na Bahia.

Terras raras no mundo

Cerca de 97% da produção de terras raras no mundo está concentrada na China. Essa situação permitiu ao país alterar bruscamente em 2010 os preços dos componentes e estabelecer cotas de exportação, colocando em ameaça o fornecimento para a indústria de todo o mundo.

Isso tem feito alguns analistas falarem na possibilidade da ocorrência futura de guerras minerais.

Como em outros mercados, nas terras raras a China adotou a estratégia do baixo preço, inibindo investimentos no setor em outros países.

Agora, com o setor de produtos de alta tecnologia já desenvolvido, o país restringe a exportação das matérias-primas para não criar concorrentes para sua indústria de bens acabados.

Estados Unidos, Japão e União Europeia já estão buscando alternativas para garantir o suprimento desses materiais, já tendo inclusive solicitado informações sobre o potencial de exploração e produção mineral das terras raras no Brasil.

Cadeia produtiva das terras raras

Esse interesse internacional nas reservas brasileiras parece coincidir com o interesse do governo brasileiro.

Carlos Augusto Moraes, que coordenou um estudo sobre usos e aplicações das terras raras no Brasil, afirmou que o interesse do governo brasileiro é dominar a cadeia produtiva de alguns produtos com componentes de terras raras e, para isso, atrair empresas estrangeiras e multinacionais.

Uma reunião com especialistas de todo o país, realizado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) no final do ano passado, concluiu que uma indústria mineral de terras raras no Brasil depende de uma indústria de alta tecnologia instalada aqui, de forma a consumir os minerais produzidos.

A nova política para a produção e exploração de terras raras está sendo elaborada dentro dos marcos do Plano Nacional de Mineração 2030.

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado também está estudando a criação de legislação específica para a exploração desses minérios.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Mineração
  • Metais e Ligas
  • Semicondutores
  • Magnetismo

Mais tópicos