Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Governo planeja política especial para nanotecnologia

Com informações da Agência Brasil - 09/02/2012


Pesquisa básica e aplicada

O governo federal está planejando uma ação integrada para incentivar a área de nanotecnologia no Brasil.

A intenção inclui desde estimular a pesquisa básica nas universidades até a pesquisa aplicada na indústria.

A iniciativa incluirá o desenvolvimento de materiais em diversas áreas da cadeia produtiva, incluindo a indústria têxtil, eletrônica, farmacêutica, de cosméticos e de plástico, além da agricultura e da produção de energia.

A estratégia prevê a criação do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanociências e Nanotecnologias (SisNano) para aumentar a interação entre os pesquisadores.

Panorama nacional da nanotecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) já conta com 16 institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) dedicados a estudos de nanotecnologia, o que representa cerca de 13% dos INCTs, além de mais dez unidades de pesquisa atuando na área.

De acordo com o Panorama da Nanotecnologia, publicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industria (ABDI), 2.242 pesquisadores brasileiros escreveram 833 artigos científicos entre 2005 e 2008 a respeito do assunto; e quase 70% dos artigos são de pesquisadores vinculados a universidades e institutos de pesquisa de São Paulo, sendo 204 artigos da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o físico Adalberto Fazzio, do MCTI, os pesquisadores "estão sedentos por interagir com as empresas".

Por isso, além aportar investimentos na melhoria e aquisição de equipamentos para os laboratórios dos institutos e universidades, o ministério quer estimular parcerias com empresas que buscam inovação em nanotecnologia.

Nanomateriais

Mais de 600 empresas informaram desenvolver atividades relacionadas à nanotecnologia à Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), feita pelo IBGE em 2008.

Segundo a ABDI, o Brasil é o 25º país no ranking mundial de nanotecnologia.

"Observa-se um reduzido número de empresas que incorporam nanotecnologias em seus produtos ou processos ou que fabricam nanomateriais. Esse fato tem forte relação com a posição pouco expressiva do Brasil em relação ao seu portfólio de patentes", descreve a ABDI na publicação Panorama da Nanotecnologia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Nanopartículas
  • Nanomáquinas
  • Compósitos

Mais tópicos