Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Ponte de emergência inspirada em origami

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2015

Ponte extensível em formato de tesoura
Carros e pessoas trafegaram sobre a ponte, instalada sobre o rio Hongo, na cidade de Fukuyama.
[Imagem: Universidade de Hiroshima/JCMMRI]

Ponte extensível

Engenheiros japoneses testaram com êxito um novo conceito de ponte autoportante, projetada para ser instalada rapidamente em áreas de desastres.

Durante o teste, a ponte foi colocada sobre um rio sem qualquer trabalho de fundação, e recebeu o tráfego de veículos reais, sem qualquer sinal de fadiga.

"Nós propomos um novo tipo de ponte dobrável/extensível, com um mecanismo de tesoura, chamada Ponte Móvel. Ela pode ser instalada e dobrada rapidamente, fornecendo assim um fácil transporte e um sistema de construção altamente eficiente," disse o professor Ichiro Ario, da Universidade de Hiroshima.

Uma vez dobrada, a ponte pode ser transportada em um reboque ou em uma caminhonete, facilitando seu deslocamento até as áreas de desastres.

Ponte-tesoura

Ponte extensível em formato de tesoura
A tecnologia usa um mecanismo extensível em formato de tesoura.
[Imagem: Universidade de Hiroshima/JCMMRI]

A ponte é formada por uma série de estruturas em X, o que permite sua contração e expansão sem perda de resistência. A inspiração para a estrutura, como se poderia prever, veio da arte do origami.

"Este sistema de ponte tem um design completamente inovador e oferece um desempenho extraordinário que não pode ser obtido com a abordagem tradicional de montagem de pontes por blocos," disse Ario.

Segundo a equipe, a ponte-tesoura é a ponte temporária maior, mais forte, mais leve e de instalação mais rápida do mundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Metais e Ligas
  • Edifícios Inteligentes
  • Veículos

Mais tópicos