Plantão

Astrônomos fotografam ponto de exclamação cósmico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2011

Ponto de exclamação cósmico
Os dados de raios X do Chandra sugerem que a VV 340 Norte, a barra do ponto de exclamação, possui um buraco negro supermaciço.
[Imagem: X-ray NASA/CXC/IfA/D.Sanders et al/Optical NASA/STScI/NRAO/A.Evans et al.]

Exclamação celeste

Este incrível ponto de exclamação cósmico é o prenúncio de uma colisão entre galáxias que deverá ocorrer "em breve".

O par de galáxias, localizado a 450 milhões de anos-luz da Terra, foi fotografado pelos telescópios espaciais Chandra e Hubble.

O Chandra observou o par na faixa dos raios X, enquanto o Hubble fez a foto na faixa visível do espectro eletromagnético.

Nesta foto mesclada, os raios X foram "traduzidos" para a cor púrpura, e a imagem do Hubble está nos tradicionais filtros vermelho, verde e azul.

Colisão entre galáxias

O par, conhecido coletivamente como VV 340 - ou ARP 302 - está localizado na Constelação Boötes, visível no Hemisfério Norte.

A aproximação entre as duas acabará em uma fusão, dentro de alguns milhões de anos - semelhante ao que deverá ocorrer com a Via Láctea e a Constelação de Andrômeda, dentro de alguns bilhões de anos.