Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil e Alemanha lançam portal sobre energia heliotérmica

Com informações do MCTI - 19/05/2015


Energia heliotérmica

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável lançaram a Plataforma Online de Heliotermia.

A iniciativa tem por objetivo reunir e disseminar informações sobre energia heliotérmica no Brasil.

Energia heliotérmica é a geração indireta de eletricidade a partir dos raios solares - indireta porque, antes de virar energia elétrica, o calor do Sol é captado e armazenado para, depois, ser transformado em eletricidade.

Além de ser considerada uma fonte de energia renovável de baixo impacto ambiental, a heliotermia pode oferecer energia sempre que for necessário. Com a possibilidade de armazenar energia térmica, a produção acontece mesmo em dias nublados ou durante a noite.

"A grande vantagem da energia solar heliotérmica é que podemos produzir tanto calor para processos industriais quanto energia elétrica", disse Eduardo Soriano, do MCTI, destacando que o Brasil, como país tropical, tem grande potencial para aproveitamento da energia do Sol.

Plataforma Online de Heliotermia

A plataforma é dividida em duas seções: área aberta e área exclusiva para usuários cadastrados.

Na primeira, acessível a todos os visitantes, há páginas informativas e notícias sobre heliotermia. Já a área exclusiva, que pode ser acessada após um cadastro, disponibiliza artigos científicos e informações especializadas para quem estuda ou trabalha com o tema.

Os usuários encontram ainda guias de mercado e de pesquisa, nos quais empresas, órgãos públicos e instituições de financiamento, pesquisa e desenvolvimento podem se registrar para compor um panorama das organizações relacionadas à heliotermia.

O site também possui as seções Empregos e Editais, com as oportunidades profissionais da área.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar
  • Energia Eólica

Mais tópicos