Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Setenta e cinco programas de pós-graduação podem ser encerrados por baixa qualidade

Amanda Cieglinski - Agência Brasil - 15/09/2010


Pós-graduação reprovada

Setenta e cinco programas de pós-graduação do país (2% do total), totalizando 85 cursos de mestrado ou doutorado, devem ser encerrados por serem de baixa qualidade.

Foi o que apontou a avaliação trienal (2007-2010), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Foram avaliados 2.718 programas de pós-graduação que correspondem a 4.099 cursos sendo 2.436 de mestrado, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais.

Para cada programa são atribuídas notas em uma escala de 1 a 7. Os que são classificados com 1 ou 2 são descredenciados. A nota 3 significa um desempenho regular, a 4 é considerada como bom resultado e a 5 é atribuída ao programa que atinge "muito bom nível".

Pós-graduação de nível internacional

As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente "ao alto padrão internacional". Aqueles que obtiveram notas 1 e 2 ainda podem pedir revisão do resultado.

Do total de programas avaliados, 2,7% obtiveram notas 1 ou 2; 32% nota 3; 33,6% nota 4; 20,6% nota 5; 6,8% nota 6 e 4,1% nota 7.

Isso significa dizer que um em cada dez cursos de pós-graduação do país tem padrão de excelência internacional. A avaliação leva em conta o corpo docente, a proposta pedagógica e a produção científica.

Na avaliação do presidente da Capes, Jorge Guimarães, o crescimento da pós-graduação no país não foi só quantitativo, mas também qualitativo. "Do ponto de vista do desempenho científico, houve melhora considerável. O Brasil vem galgando posições cada vez mais altas nos rankings internacionais", afirma.

Hoje o país é 13° do mundo em produção científica do ponto de vista da quantidade de publicações. O presidente da agência espera que em 2010 o país chegue ao 12° lugar.

Sobe e desce

Já sob no aspecto qualitativo, que leva em conta o número de citações de artigos brasileiros em publicações de todo o mundo, o país ocupa o 22° lugar entre os 30 países que dominam 98% da produção científica no mundo.

Entre os 2.718 programas avaliados, 10% atingiram notas inferiores às registradas em 2007, 71% mantiveram o desempenho e 19% melhoraram o resultado.

Além de encerrar a oferta em cursos com resultados insatisfatórios, a avaliação serve ainda para orientar o financiamento e a distribuição de bolsas de estudo nos cursos.

Segundo Guimarães, o conceito tem um peso importante na distribuição dos recursos, mas ressaltou que a Capes "cobre todos os níveis de programa".

As notas obtidas por cada programa podem ser consultadas no site da Capes, no endereço www.capes.gov.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos