Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Potencial eólico global é calculado em termos realistas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/09/2012

Potencial eólico global é calculado em termos realistas
Para um uso disseminado da energia eólica em escala global, a posição das turbinas passa a ser importante, devido ao impacto que cada uma causa sobre as correntes de vento.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Modelagem dos ventos

Há ventos suficientes na Terra para produzir quase toda a energia necessária para a humanidade nos patamares de consumo previstos para o ano de 2030.

Esta é a conclusão de um estudo que alcançou uma resolução sem precedentes na modelagem da energia eólica em escala global, e baseando-se apenas na tecnologia atual dos aerogeradores.

Se toda a energia consumida pelo ser humano for convertida para energia limpa, estima-se que o mundo precisará de 11,5 terawatts (TW) em 2030.

Vários estudos têm sido feitos para calcular qual é a potência máxima que a energia eólica pode atingir em termos globais, sobretudo porque cada turbina adicionada retira uma parte da energia dos ventos.

Os resultados têm sido conflitantes, mas a conclusão persistente é que os modelos computacionais usados nos cálculos ainda são muito frágeis.

Modelo eólico

Mark Jacobson (Universidade de Stanford) e Cristina Archer (Universidade de Delaware) criaram agora o melhor modelo já feito para prever o potencial eólico em escala global.

Eles segmentaram o vento na atmosfera em pequenos cubos no espaço, ao longo de toda a Terra.

Isto permitiu expor cada turbina individual aos ventos de vários cubos ao mesmo tempo, alcançando um grau de resolução que superou muito todos os modelos anteriores.

Com isto foi possível não apenas analisar as diferenças locais de vento - em termos de altitude e, sobretudo, na terra versus mar - como também verificar o impacto de cada turbina sobre o vento que sobrará para as outras.

Ponto de saturação eólica

A conclusão é que há centenas de terawatts disponíveis para a geração eólica, superando largamente a demanda prevista.

Em um determinado ponto, contudo, a adição de novas turbinas não aumenta a geração total de energia porque cada turbina reduz a quantidade de energia eólica disponível para as outras.

O ponto de saturação global é de 250 terawatts.

Mas este dado é apenas teórico, sem efeitos práticos, porque se baseia na colocação de turbinas de 100 metros de altura em toda a porção terrestre do globo.

Em uma versão mais realista, limitando a colocação de turbinas eólicas a 0,5% da área terrestre e à parte costeira dos mares, a produção global de energia eólica seria equivalente a pouco mais da metade da necessidade global de energia em 2030 - 5,75 TW.

Para isso seriam necessárias 4 milhões de turbinas de 5 megawatts cada uma - para comparação, a maior turbina eólica do mundo hoje produzirá 6 MW.

Esta não seria ainda a palavra final sobre o potencial eólico da Terra, que conta também com os ventos de grandes altitudes, para os quais ainda não há tecnologia disponível para exploração.

Bibliografia:

Artigo: Saturation wind power potential and its implications for wind energy
Autores: Mark Z. Jacobson, Cristina L. Archer
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: Published online before print
DOI: 10.1073/pnas.1208993109
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Eólica
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos