Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Prédio de madeira mais alto do mundo alcança 18 andares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/10/2016

Prédio de madeira mais alto do mundo alcança 18 andares
O maior prédio de madeira do mundo funcionará como residência estudantil, abrigando 400 alunos.
[Imagem: UBC]

Prédio de madeira

O mais alto edifício do mundo com a estrutura e a fachada externa feitas inteiramente de madeira entrou na fase final de acabamento.

Engenheiros da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, anunciaram que o edifício de madeira alcançou a impressionante marca de 53 metros de altura, tendo 18 andares - o recorde anterior para um prédio similar era de 14 andares.

O edifício tem um piso térreo de concreto e 17 andares de pisos de madeira laminada colados em colunas de madeira laminada. Há também duas colunas centrais de concreto. O revestimento da fachada é constituído em 70% por fibras de madeira.

Construído em um prazo 70 dias menor do que o previsto inicialmente, o edifício agora entrará na fase de acabamento, devendo estar pronto para ser ocupado em Maio do ano que vem. Ele funcionará como residência estudantil na universidade, abrigando 400 alunos.

Laboratório vivo

O prédio, considerado um "laboratório vivo" para a área de engenharia da universidade, foi construído com apoio da forte indústria madeireira canadense, que busca novas aplicações para seus produtos. O custo do edifício de madeira está estimado em 51,5 milhões de dólares canadenses (um pouco menos de US$40 milhões).

Segundo seus projetistas, ao contrário das fortes emissões da cadeia de construção dos edifícios de concreto e estrutura metálica, o edifício de madeira "armazena" dióxido de carbono - eles calculam ter evitado uma emissão de 2.432 toneladas de CO2.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Edifícios Inteligentes
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Polímeros

Mais tópicos