Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nobel de Química premia descobertas sobre mecanismos de reparo do DNA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/10/2015


O Prêmio Nobel de Química de 2015 foi concedido a a Tomas Lindahl, Paul Modrich e Aziz Sancar "pelos estudos mecanísticos sobre a reparação do DNA".

Estes mecanismos são responsáveis pela reparação dos danos ao DNA que ocorrem o tempo todo, pela ação de elementos ambientais ou biológicos internos ao corpo. Os três agraciados com o prêmio desenvolveram trabalhos que mostram em nível molecular como o corpo humano "conserta" esses danos.

Segundo a Academia Sueca de Ciências, responsável pela concessão do Nobel, o trabalho dos três cientistas "forneceu um conhecimento fundamental de como é o funcionamento das células vivas, usado, por exemplo, no desenvolvimento de novos tratamentos contra o câncer".

Tomas Lindahl é sueco, nascido em 1938 e atualmente trabalha em um laboratório de pesquisas contra o câncer no Reino Unido.

Paul Modrich é norte-americano, nascido em 1946, e trabalha atualmente na Universidade Duke (EUA).

Aziz Sancar é turco naturalizado norte-americano, nascido em 1946 e trabalha atualmente na Universidade da Carolina do Norte (EUA).

Mecanismos de reparo do DNA

Até os anos 1970, os cientistas acreditavam que o DNA era uma molécula extremamente estável, mas Tomas Lindahl demonstrou que o DNA decai a uma velocidade tal que deveria ter tornado impossível o desenvolvimento da vida na Terra. Essa percepção o levou a descobrir um mecanismo molecular, chamado reparo por excisão de bases, que impede constantemente o colapso do nosso DNA.

Aziz Sancar mapeou o mecanismo molecular chamado reparo por excisão de nucleotídeos, que as células usam para reparar os danos ao DNA gerados pelos raios ultravioleta. Pessoas que nascem com defeitos neste sistema de reparação são mais propensas a desenvolver câncer de pele. As células também utilizam o reparo por excisão de nucleotídeos para corrigir defeitos causados por substâncias mutagênicas, entre outros fatores.

Paul Modrich demonstrou como a célula corrige erros que ocorrem quando o DNA é replicado durante a divisão celular. Este mecanismo, chamado de reparo de pareamentos incorretos, reduz a frequência de erros durante a replicação do DNA em cerca de mil vezes. Defeitos congênitos nesse mecanismo podem, por exemplo, provocar uma variação hereditária do câncer do cólon.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Biochips

Mais tópicos