Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Apresentada primeira máquina capaz de construir uma cópia dela mesma

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/06/2008

Primeira máquina capaz de se duplicar é open-source
Protótipo da RepRap, a primeira máquina capaz de construir uma cópia dela mesma.
[Imagem: RepRep Project]

As máquinas de prototipagem rápida já se tornaram um ramo de negócios estabelecido e, ainda que a tecnologia desses equipamentos esteja evoluindo a cada dia, eles estão disponíveis para serem comprados por qualquer um que tenha os recursos necessários.

Hardware "open-source"

Como esses recursos não são pequenos, alguns grupos de pesquisas ao redor do mundo estão trabalhando em modelos "open-source" dessas máquinas capazes de "imprimir" objetos 3D. Veja Projeto de impressora 3-D "open-source" quer que todos tenham uma fábrica em casa.

Máquina replicante

Já o objetivo do projeto RepRap vai além. Como seu próprio nome indica - RepRap é uma sigla para prototipagem rápida replicadora - a idéia é construir uma máquina que consiga não apenas fabricar qualquer objeto tridimensional, mas também fabricar todas as peças necessárias para a construção de outra máquina igual a ela própria, e assim sucessivamente, ao infinito.

E é justamente isso que os seus idealizadores estão comemorando nesta semana. O feito foi alcançado pelo entusiasta do projeto Vik Olliver, na Nova Zelândia, que conseguiu fabricar todas as peças necessárias para montar uma nova RepRap utilizando única e exclusivamente a sua própria RepRap - exceto, claro, a parte eletrônica de conexão ao computador.

Impressora 3D por R$900,00

Esta máquina capaz de se duplicar foi originalmente concebida pelo professor Adrian Bowyer, da Universidade de Bath, na Inglaterra, que continua supervisionando o progresso da RepRap.

Os planos completos para quem desejar construir sua própria impressora 3D RepRap estão disponíveis no site (veja link abaixo) do projeto, sem qualquer custo.

Segundo seus idealizadores, a construção completa de uma RepRap custa ao redor de R$900,00, incluindo a parte eletrônica, que não pode ser duplicada pela impressora 3D.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impressão 3D
  • Processos Industriais
  • Imagens 3-D
  • Microeletrônica

Mais tópicos