Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Primeira tentativa para vencer o Google Lunar X PRIZE será feita em 3 meses

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/06/2008


A empresa romena ARCA (Aeronautics and Cosmonautics Romanian Association) anunciou que fará a primeira tentativa de enviar um robô à Lua para competir no Google Lunar X Prize.

Robô lunar privado

O prêmio foi lançado em Setembro de 2007 e promete US$30 milhões para a primeira missão que fizer pousar na Lua um robô que seja capaz de andar por pelo menos 500 metros e transmitir imagens para a Terra (veja Google lança prêmio para equipe que conseguir enviar robô à Lua).

A primeira missão privada para a Lua deverá ser lançada nos próximos 3 meses. O lançamento ocorrerá a partir de um balão a 18 km de altitude. A missão foi batizada de Mission4-ELL, sendo ELL o nome da sonda robótica - uma sigla para European Lunar Lander.

Lançamento de um balão

O veículo robótico pesa 42 quilogramas e vai pousar de forma controlada utilizando um retrofoguete. Este foguete é equipado com um tanque sob pressão, que injeta o combustível na câmara de combustão, o que o torna capaz de ser desligado e ligado novamente.

O foguete Stabilo, de três estágios, será lançado a partir de um balão. Segundo a ARCA, o vôo até a Lua levará 116 horas.

Robô movido a foguete

Em vez de um pequeno robô com rodas ou pernas, a empresa optou pela abordagem aparentemente mais simples tecnologicamente. A sonda desce usando seus retrofoguetes e fica no solo lunar capturando imagens e dados por alguns instantes.

A seguir os foguetes são novamente acionados, levando-a a uma distância suficiente para cumprir a exigência do prêmio, que estabelece que a sonda deve se locomover por pelo menos 500 metros, sem explicitar o meio de locomoção. Ela pousa e captura novas imagens e dados, que serão enviados à Terra.

Para fazer esta primeira tentativa de ganhar o Google Lunar X Prize, a ARCA uniu-se à Pablo De Leon and Associates. As duas empresas foram concorrentes quando participaram do Ansari X Prize.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Robôs Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes

Mais tópicos