Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Satélite TanDEM-X mostra primeiras imagens 3D da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/07/2010

Satélite TanDEM-X mostra primeiras imagens 3D da Terra
As variações mais pronunciadas nas elevações e depressões da crosta da Terra ocorrem durante terremotos e erupções vulcânicas.
[Imagem: DLR]

O satélite alemão TanDEM-X novo radar, lançado em Junho para fazer o primeiro mapeamento 3D completo da Terra, começou a captar suas primeiras imagens.

As imagens servem inicialmente para verificar o funcionamento de todos os instrumentos do satélite, que funcionará em conjunto com o TerraSAR-X, lançado em 2007.

Juntos, os dois satélites vão mapear toda a superfície do globo, permitindo detectar variações de altitude com uma precisão superior a dois metros. As variações mais pronunciadas ocorrem durante terremotos e erupções de vulcões.

Para que a dupla consiga mapear todos os 150 milhões de quilômetros quadrados da superfície da Terra serão necessários pelo menos três anos.

Operadoras de celulares planejam usar os novos mapas 3D da Terra para escolher os melhores locais para a instalação de antenas; o setor de aviação poderá usar os dados para planejar rotas aéreas mais seguras; planejadores urbanos poderão avaliar riscos de enchentes com mais precisão e autoridades marítimas poderão usar a informação para rastrear piratas e navios de pesca ilegais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Monitoramento Ambiental
  • Sondas Espaciais
  • Imagens 3-D

Mais tópicos