Plantão

Problema técnico adia lançamento da sonda GAIA

Problema técnica dia lançamento da sonda GAIA
GAIA possui um escudo, que será desenrolado para formar uma "saia" de 10,5 metros de extensão em volta da base da sonda.[Imagem: ESA/ATG/ESO/S. Brunier]

Bem a tempo

O lançamento da missão "caça-estrelas" da ESA (Agência Espacial Europeia) foi adiado depois de ter sido identificado um problema técnico em um outro satélite já em órbita.

A sonda Gaia tem alguns dos componentes envolvidos neste problema técnico e a rápida notificação deste problema permitiu aos engenheiros trabalhar nas preparações finais para o lançamento da missão, tomando medidas de precaução adicionais.

A sonda já está na sua configuração final, pronta para o lançamento, na Guiana Francesa.

O problema está relacionado com componentes de dois transmissores da Gaia que geram sinais cronológicos para o envio da telemetria científica. Para evitar o aparecimento de problemas, estes componentes serão substituídos.

Os dois transmissores serão removidos da nave em Kourou, enviados para a Europa, onde os componentes em questão serão substituídos e verificados. Depois da substituição ter sido feita, os dois transmissores serão postos novamente na sonda, que passará por um teste adicional.

Estas medidas de precaução obrigaram a um adiamento do lançamento, inicialmente previsto para 20 de novembro.

A próxima janela de lançamento disponível é de 17 de dezembro a 5 de janeiro de 2014.

Mapa 3D da Via Láctea

O principal objetivo da missão Gaia é criar um mapa tridimensional da Via Láctea, de grande precisão, através da observação repetida de um bilhão de estrelas, para determinar a sua posição no espaço e o seu movimento através dele.

Outras medições irão avaliar as propriedades físicas de cada estrela, incluindo a temperatura, a luminosidade e a composição. O mapa daí resultante irá permitir aos astrônomos conhecer a origem e a evolução da nossa Galáxia.

A sonda espacial vai rodar lentamente, apontando os seus dois telescópios para todo o céu e focando a luz para a maior câmara digital já lançada para o espaço, com cerca de um bilhão de pixels.

A sonda Gaia irá mapear as estrelas a partir de uma órbita em volta do Sol, em um ponto a 1,5 milhão de quilômetros da órbita da Terra conhecido conhecido como Ponto de Lagrange 2 (L2).

Ela possui um escudo, que será desenrolado para formar uma "saia" de 10,5 metros de extensão em volta da base da sonda.

O escudo tem duas funções: proteger os telescópios e câmeras da luz do sol, permitindo que estes resfriem até à temperatura de funcionamento - 110º C -, e fornecer energia de operação à nave.

A face do escudo virada para o Sol está parcialmente coberta por painéis solares, de forma a permitir a produção de eletricidade.