Plantão

Problema técnico adia lançamento da sonda GAIA

Com informações da ESA - 28/10/2013

Problema técnica dia lançamento da sonda GAIA
GAIA possui um escudo, que será desenrolado para formar uma "saia" de 10,5 metros de extensão em volta da base da sonda.
[Imagem: ESA/ATG/ESO/S. Brunier]

Bem a tempo

O lançamento da missão "caça-estrelas" da ESA (Agência Espacial Europeia) foi adiado depois de ter sido identificado um problema técnico em um outro satélite já em órbita.

A sonda Gaia tem alguns dos componentes envolvidos neste problema técnico e a rápida notificação deste problema permitiu aos engenheiros trabalhar nas preparações finais para o lançamento da missão, tomando medidas de precaução adicionais.

A sonda já está na sua configuração final, pronta para o lançamento, na Guiana Francesa.

O problema está relacionado com componentes de dois transmissores da Gaia que geram sinais cronológicos para o envio da telemetria científica. Para evitar o aparecimento de problemas, estes componentes serão substituídos.

Os dois transmissores serão removidos da nave em Kourou, enviados para a Europa, onde os componentes em questão serão substituídos e verificados. Depois da substituição ter sido feita, os dois transmissores serão postos novamente na sonda, que passará por um teste adicional.

Estas medidas de precaução obrigaram a um adiamento do lançamento, inicialmente previsto para 20 de novembro.

A próxima janela de lançamento disponível é de 17 de dezembro a 5 de janeiro de 2014.

Mapa 3D da Via Láctea

O principal objetivo da missão Gaia é criar um mapa tridimensional da Via Láctea, de grande precisão, através da observação repetida de um bilhão de estrelas, para determinar a sua posição no espaço e o seu movimento através dele.

Outras medições irão avaliar as propriedades físicas de cada estrela, incluindo a temperatura, a luminosidade e a composição. O mapa daí resultante irá permitir aos astrônomos conhecer a origem e a evolução da nossa Galáxia.

A sonda espacial vai rodar lentamente, apontando os seus dois telescópios para todo o céu e focando a luz para a maior câmara digital já lançada para o espaço, com cerca de um bilhão de pixels.

A sonda Gaia irá mapear as estrelas a partir de uma órbita em volta do Sol, em um ponto a 1,5 milhão de quilômetros da órbita da Terra conhecido conhecido como Ponto de Lagrange 2 (L2).

Ela possui um escudo, que será desenrolado para formar uma "saia" de 10,5 metros de extensão em volta da base da sonda.

O escudo tem duas funções: proteger os telescópios e câmeras da luz do sol, permitindo que estes resfriem até à temperatura de funcionamento - 110º C -, e fornecer energia de operação à nave.

A face do escudo virada para o Sol está parcialmente coberta por painéis solares, de forma a permitir a produção de eletricidade.