Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Processadores auto-refrigerados deverão aposentar coolers mecânicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/03/2008

Processadores auto-refrigeradores deverão aposentar coolers mecânicos
Cooler de estado sólido, capaz de resfriar um laptop.
[Imagem: Dan Schlitz e Vishal Singhal]

A empresa emergente Thorrn Micro Technologies apresentou um sistema para resfriamento de chips que não tem partes móveis e que produz vento suficiente para resfriar um laptop inteiro.

Cooler de estado sólido

O exaustor de estado sólido produz uma corrente de ar três vezes maior do que um "cooler" mecânico típico, mesmo tendo apenas um quarto do tamanho. Como não possui partes móveis, o dispositivo é silencioso, ultra-fino, apresenta baixíssimo consumo de energia e praticamente não requer manutenção.

Vento iônico

Batizado de RSD5, o cooler de estado sólido é formado por uma série de fios que produzem plasma em micro-escala - plasma é um gás ionizado que possui elétrons livres suficientes para transmitir eletricidade.

Os fios ficam no interior de superfícies meia-cana - equivalentes a um cano cortado na longitudinal. Uma placa não carregada eletricamente é posta sobre o conjunto, funcionando como uma espécie de tampa.

Quando os fios são submetidos a uma corrente elétrica, os íons do plasma resultante empurram as moléculas de ar do fio para a placa, gerando o vento. O fenômeno é chamado de vento corona.

Refrigeração miniaturizada

O projeto da superfície curva permitiu o controle das descargas em micro-escala até o nível de produção máxima de vento sem o risco de formação de arcos elétricos. O resultado é uma corrente de ar de 2,4 metros por segundo. O maiores coolers mecânicos produzem fluxos de ar entre 0,7 e 1,7 metros por segundo.

"A tecnologia tem potência para resfriar um chip de 25 watts utilizando um dispositivo de menos de 1 centímetro cúbico e um dia poderá ser integrada no silício para se produzir chips auto-refrigerados," diz Dan Schlitz, um dos criadores do exaustor de estado sólido.

Este lançamento comercial é resultado da pesquisa sobre motores de vento iônico mostrada na reportagem Motores de vento iônico farão resfriamento de chips, publicada em meados de 2007.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Refrigeração
  • Microeletrônica
  • Processadores

Mais tópicos