Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa gratuito automatiza projetos de iluminação cênica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/12/2007

Programa gratuito automatiza projetos de iluminação cênica

[Imagem: Divulgação]

Técnicas de iluminação

Profissionais de teatro, dança, fotografia, cinema e TV são formados anualmente em dezenas de escolas espalhadas por todo o país. Além da arte em que se envolvem, esses profissionais têm algo mais em comum: o palco. E palcos precisam ser iluminados.

Embora os próprios profissionais de iluminação gostem de dizer que seu trabalho tem muito de arte, eles estão certos de que, como os próprios artistas, precisam também de muito técnica.

Técnica que era difícil de ser ensinada e transmitida até bem pouco tempo atrás no Brasil, simplesmente porque os profissionais de iluminação não possuíam uma linguagem padronizada para montar seus projetos - cada um fazia seus desenhos e planilhas à sua maneira, o que dificultava muito a vida dos técnicos que deviam efetivamente montar a cenografia.

Projetos de iluminação

Foi partindo desta constatação que o pesquisador Valmir Perez, da Unicamp, decidiu desenvolver um programa cujo principal objetivo é facilitar a compreensão dos processos de execução do desenho de iluminação de palco e de captação de imagem.

O programa é de código aberto, de distribuição gratuita, e oferece também ferramentas para o desenho de plantas de movimentação de atores e de posicionamento dos cenários e adereços.

O LabLux é útil não apenas para profissionais de iluminação, lighting designers, fotógrafos e produtores, mas também pode ser utilizado por professores de iluminação em sala de aula, já que a ferramenta oferece a possibilidade de, através do passo a passo, contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento de um projeto de iluminação cênica em todos os seus detalhes.

O programa pode ser obtido no endereço https://www.iar.unicamp.br/lab/luz/lablux/principal.htm.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Iluminação
  • Software Livre
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Imagens 3-D

Mais tópicos