Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil lança programa para atrair investimentos em pesquisa e desenvolvimento

Com informações do MDIC - 02/04/2015


Innovate in Brasil é o nome do programa lançado em Nova Iorque pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O objetivo é atrair para o país centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas estrangeiras.

O programa Innovate in Brasil irá apoiar centros de P&D em quatro setores industriais: energias renováveis, tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás e saúde.

Para nortear a estratégia, a Apex-Brasil e o MDIC mapearam cerca de 150 empresas com potencial para investimento nesses setores no Brasil. Além de detectar as empresas, o documento fez um diagnóstico do cenário atual dos principais países que atuam nessas áreas, considerando informações como marcos regulatórios, ambiente de negócios e acesso a financiamento.

Por que investir no Brasil

O lançamento do programa é o primeiro passo para apresentar as oportunidades brasileiras a especialistas em inovação, executivos de empresas estrangeiras que desenvolvem P&D no Brasil, além de representantes de instituições públicas.

A partir de agora, o Governo brasileiro selecionará algumas das empresas mapeadas para mostrar as vantagens de aplicar recursos no Brasil.

"Existem três razões para o investidor estrangeiro escolher o Brasil como destino para centros de Pesquisa e Desenvolvimento. O primeiro é que nosso mercado interno não está encolhendo. O segundo é que temos muitos talentos e o número de pessoas que terminam uma faculdade no Brasil cresceu 380% de 1998 a 2012. O terceiro é que o governo oferece diversos incentivos para cada um desses setores", explicou Marcos Vinícius de Souza, do MDIC.

Innovate in Brasil

O programa Innovate in Brasil irá disponibilizar informações atualizadas sobre o Brasil para quem procura o lugar ideal para investir em P&D no site www.innovateinbrasil.com.br.

Estão disponíveis dados sobre o mercado consumidor interno, qualificação da mão de obra, infraestrutura tecnológica, centros de inovação já existentes no país e incentivos governamentais disponíveis, com as especificações de cada um dos setores prioritários.

Os interessados deverão procurar a Apex-Brasil, que será responsável por atender as empresas interessadas em oportunidades de investimentos, sejam em P&D ou em outros setores.

A Agência atua desde a primeira visita à empresa até o anúncio do investimento, fornecendo informações, fazendo a aproximação com atores públicos e privados e ainda identificando potenciais locais para a instalação da planta ou centro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Processos Industriais
  • Microscópios

Mais tópicos