Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Programa Start-up Brasil apoiará empresas de base tecnológica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/12/2012


Empresas emergentes

O governo federal lançou oficialmente o programa Start-up Brasil.

O objetivo do programa é fortalecer a emergência de empresas de base tecnológica na área de tecnologia da informação, com grande potencial de impacto na economia.

Na primeira etapa serão selecionadas seis aceleradoras. Cada uma escolherá até oito start-ups - empresas emergentes de base tecnológica.

Cada empreendimento receberá R$ 200 mil para o desenvolvimento do negócio em até 12 meses.

O recurso é não reembolsável, ou seja, que não precisa ser devolvido. Para o governo, mesmo iniciativas que não alcancem sucesso financeiro poderão representar experiências que auxiliarão o sucesso de futuros empreendimentos.

As propostas de aceleradoras serão recebidas até 31 janeiro e a divulgação dos resultados está prevista para 1º de março de 2013, seguida do início das operações.

Acelerador de empresas

"As empresas que aceleram e as que serão aceleradas andam rapidamente, então o governo também terá de agir com agilidade", disse Marco Antonio Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No lançamento, o MCTI celebrou um acordo de cooperação com a Agência Brasileira de promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para internacionalização do programa.

O ministro Raupp afirmou que o Brasil precisa ter presença de destaque mundial na área de software e que o conceito desenvolvido para o Start-up Brasil oferece as condições para isso.

A iniciativa é parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior).

Para Raupp, "o programa é emblemático e coloca o governo como participante de um grande mecanismo voltado para o empreendedorismo e a inovação na área de TI, cuja característica é a rápida evolução tecnológica".

O ministro anunciou a intenção de estender a experiência a outros setores. "Alguns, como o de óleo e gás, possuem inclusive características semelhantes", comentou.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Software e Programação
  • Software Livre

Mais tópicos