Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

TI Maior aposta em software nacional e empresas de base tecnológica

Com informações do MCTI - 20/08/2012


Tecnologia da Informação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou, nesta segunda-feira o Programa Estratégico de Software e Serviços de TI, o TI Maior.

O objetivo é fomentar a indústria de software e serviços na área de tecnologia da informação (TI).

Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões para o período de 2012-2015, o TI Maior está estruturado em cinco pilares:

  • desenvolvimento econômico e social
  • posicionamento internacional
  • inovação e empreendedorismo
  • produção científica
  • tecnológica e inovação e competitividade

Os recursos serão subvencionados por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Ações do TI Maior

O TI Maior prevê ações, como:

  • aceleração de empresas com base tecnológica;
  • a consolidação de ecossistemas digitais;
  • a preferência nas compras governamentais para softwares com tecnologia nacional;
  • capacitação de jovens para atuar na área de TI e
  • atração de centros de pesquisa globais.

"Queremos que a produção de softwares cresça no Brasil a uma taxa muito alta e que esse crescimento represente divisas para o país, geração de renda para as empresas e criação de postos de trabalho qualificados para os brasileiros. O software brasileiro deve fazer frente ao produzido no exterior", disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

O secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, destacou que um dos maiores desafios do programa será a redução da defasagem científica e tecnológica que separa o Brasil das nações mais desenvolvidas.

"O setor de TI já tem 73 mil empresas no Brasil e faturou US$ 37 bilhões apenas em 2011, ou seja, nossa indústria é qualificada. O TI Maior chega para fomentar esse campo portador de inovação, acelerando os demais setores econômicos do país", ressaltou Virgilio.

Incentivo a empresas emergentes

Um dos principais motores do Programa TI Maior será o fomento às empresas de base tecnológica (start-ups), aceleradoras de pesquisa e desenvolvimento na área de softwares e serviços.

As empresas de base tecnológica serão estruturadas em uma rede de mentores e investidores, por meio de consultorias tecnológicas, institutos de pesquisa e incubadoras, parcerias com universidades, articulação com grandes empresas nacionais e internacionais, além de programas de acesso a mercado e compras públicas.

A base tecnológica nacional deverá ser ampliada por meio de certificações de tecnologia nacional de software e serviços (Certics), estabelecendo uma metodologia de avaliação de softwares elaborados com tecnologia nacional.

"Os certificados nortearão o processo de preferência de compras e produtos resultantes de inovação e desenvolvimento tecnológico local, atendendo ao disposto na Lei 12.349/2010. O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer [CTI], vinculado ao MCTI, será responsável por emitir as certificações", explicou Virgilio Almeida.

Setores estratégicos

Para integrar os núcleos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, o TI Maior definiu 12 setores estratégicos para o desenvolvimento de softwares e soluções de alta complexidade e impacto econômico e social:

  • educação,
  • defesa e segurança cibernéticas, saúde,
  • petróleo e gás,
  • energia,
  • aeroespacial/aeronáutico,
  • grandes eventos esportivos, agricultura e meio ambiente,
  • finanças,
  • telecomunicações,
  • mineração e
  • tecnologias estratégicas (computação em nuvem, internet, jogos digitais, computação de alto desempenho e software livre).

Em todos os casos, o TI Maior estimulará a concepção de projetos nos institutos de pesquisa públicos e privados, bem como a formação de redes acadêmicas e empresariais em torno dos ecossistemas criados.

Diagnóstico de TI

Com o objetivo de estimular a criação de empregos e a qualificação profissional, o MCTI - em parceria com o MEC e associações empresariais - traçou um diagnóstico do mercado de profissionais de TI no Brasil, que culminou no "Brasil Mais TI Educação".

O foco é construir uma grande plataforma de relacionamento digital com estudantes e profissionais do setor de TI, oferecendo intermediação de vagas, cursos básicos e avançados, geração de informação profissional, oferta de cursos gratuitos para comunidades e estudantes, além de atualização tecnológica e acompanhamento de programas governamentais de apoio à iniciativa, como o Pronatec.

A meta é capacitar 50 mil novos profissionais até 2014. Até 2022, o objetivo é formar os 900 mil novos profissionais necessários, que serão adicionados à base atual de 1,2 milhão de profissionais de TI.

Pólos tecnológicos

Ciente do aumento no número de empresas dispostas a instalar centros de pesquisa no Brasil, o MCTI criou - como parte do TI Maior - uma série de medidas de apoio à instalação de pólos tecnológicos no país, gerando ambientes propícios à inovação.

O programa prevê o lançamento de editais que destinem bolsas a pesquisadores brasileiros, para atuação em centros globais de pesquisa, em modelo similar ao adotado pelo Programa Ciência sem Fronteiras, assim como a avaliação de benefícios fiscais e tributários referentes à instalação e articulação com a "Sala de Inovação", ponto focal de avaliação de políticas de investimentos internacionais em P&D. A meta é apoiar a fixação de quatro centros globais de pesquisa e desenvolvimento na área de software e de serviços de TI.

"Ao valorizar o software nacional, feito por empresa brasileira ou estrangeira, estaremos incentivando as atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de TI. Isso significa que não só as empresas do setor serão estimuladas às atividades de P&D internamente, mas que também serão alargados os caminhos entre essas empresas e nossas universidades e centros de pesquisa para que possam estabelecer parcerias bastante produtivas e permanentes", destacou Raupp.

TI Maior

O TI Maior é integrado à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) 2012-2015, que prevê a elaboração de um programa específico para estimular o desenvolvimento do setor de software e TI.

Também está articulado a outras políticas públicas do Governo federal, como a Estratégia Nacional de Defesa (END), o Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Programa Brasil Mais Saúde, o Plano Brasil Maior, o Plano Agrícola e Pecuário (PAP), além dos Regimes Especiais, como o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis) e TV Digital (PATVD).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos