Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

CGEE é nomeado representante do Projeto iKNOW no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/05/2011


"Eu Sei"

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, foi nomeado representante no Brasil do Projeto iKNOW - Interconectando Conhecimento.

O Projeto iKNOW ("Eu sei", em tradução livre) é financiado pela Comissão Europeia e integra uma série de iniciativas para fomentar a prospecção e a formulação de políticas proativas para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico, especialmente em áreas de alta incerteza.

Como representante institucional do projeto no país, o CGEE compartilhará o uso dos conhecimentos e as plataformas oferecidos pelo programa.

Probabilidade de eventos futuros

A parceria com o CGEE tornará possível contextualizar os resultados dos estudos temáticos produzidos pelo Centro brasileiro em áreas como saúde, energia, agricultura, meio ambiente, transportes, ciências sociais e humanas, entre outros.

O iKNOW analisa situações com pouca probabilidade, mas cujo impacto seria alto para todo o mundo, como terremotos e tsunamis.

Estes eventos são denominados Wild Cards (cartas-coringas).

Há também os Weak Signals (sinais fracos), que se caracterizam por contextos observados que servem como avisos para as probabilidades desses eventos futuros, como o aumento da automedicação e o elevado número de inundações na Europa e América Latina.

Consulta à comunidade científica

Recentemente o iKNOW lançou uma pesquisa internacional - Delphi 2.0 - que fornece uma retroalimentação fundamental para os wild cards e weak signals de um grande banco de dados disponível para os membros do projeto.

Representantes da comunidade científica podem responder à consulta. A expectativa é que especialistas brasileiros participem do esforço para a identificação desses eventos em temas diferentes e de relevância para o Brasil e para a América Latina.

Para ser membro do iKNOW e participar da pesquisa, o pesquisador interessado deverá se registrar no site do Projeto, no endereço http://wiwe.iknowfutures.eu.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Monitoramento Ambiental
  • Simuladores
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos