Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Projetor de som de baixo custo envia mensagens à distância

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/08/2019

Projetor de som de baixo custo envia mensagens à distância
O alto-falante fica na parte de trás, junto com a câmera de rastreamento e de uma das lentes acústicas. A parte em branco é a segunda lente acústica do telescópio.
[Imagem: University of Sussex]

Projetor acústico

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Sussex, no Reino Unido, demonstrou o primeiro projetor de som à distância capaz de rastrear um indivíduo em movimento e transmitir-lhe uma mensagem sonora mesmo que ele esteja se movimentando - e ninguém ao seu redor irá ouvir a mensagem.

Isso é possível porque o projetor de som tem uma objetiva com capacidade de zoom automático.

"Séculos de design óptico agora podem ser aplicados à acústica. Acreditamos que essa tecnologia pode ser utilizada para muitas aplicações positivas, incluindo mensagens de alarme personalizadas em uma multidão, experiências imersivas sem fones de ouvido, o equivalente de áudio dos efeitos especiais," disse o professor Gianluca Memoli, cuja equipe já havia lançado outros efeitos especiais envolvendo acústica, usando a levitação para sincronizar fumaça, fogo e música.

O sistema de projeção de som emprega um software de rastreamento de faces, para monitorar o indivíduo alvo da mensagem, que é usado para pilotar um telescópio acústico que focaliza o som no alvo em movimento. Todo o processamento é feito por um microprocessador Arduino.

Uma câmera de baixo custo é capaz de rastrear uma pessoa e comandar a distância entre duas lentes acústicas no interior do aparelho, projetando uma "esfera de som" estendendo-se a cerca de 6 centímetros ao redor da cabeça do indivíduo.

Projetor de som de baixo custo envia mensagens à distância
Aqui o telescópio acústico é testado na bancada. O princípio básico é que a distância focal combinada das duas lentes (em cinza) depende de sua distância mútua. O alto-falante aparece à direita.
[Imagem: University of Sussex]

Mensagens sonoras

"Como as lentes acústicas podem ser impressas em 3D por menos de R$500, nós queríamos uma técnica de rastreamento que funcionasse com um orçamento igualmente baixo. Com uma webcam de R$50, tudo custa um décimo dos sistemas de rastreamento padrão.

"Além disso, nosso método foi projetado para exigir o consentimento do usuário a fim de funcionar. Este requisito garante que a tecnologia não pode ser usada de forma intrusiva, nem fornecer som para um público que não deseja ouvi-lo," disse o pesquisador Joshua Kybett, responsável pela construção do projetor sonoro.

A equipe agora está trabalhando para expandir a capacidade do sistema, que atualmente só faz o rastreamento numa única direção e emite sons sempre na mesma oitava. O objetivo é alcançar uma amplitude suficiente para transmitir voz natural e, eventualmente, músicas completas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Holografia
  • Imagens 3-D
  • Telescópios

Mais tópicos