Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Publicado o primeiro artigo científico do LHC

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/12/2009

Publicado o primeiro artigo científico do LHC
As medições, que envolveram 284 colisões, foram feitas utilizando o experimento ALICE, um dos seis que compõem o LHC.
[Imagem: Alice]

Cientistas publicaram o primeiro artigo científico com conclusões baseadas em estudos feitos no LHC, o Grande Colisor de Hádrons.

Apesar de não trazer nenhuma descoberta nova, o estudo serviu para verificar que o LHC está funcionando corretamente, conclusão a que os cientistas chegaram comparando seus resultados com os já obtidos em outros aceleradores de partículas de menor porte.

No forno

O artigo, com um número de autores quase tão grande quanto o número de partículas que circulam pelo LHC, contou com a participação de vários cientistas brasileiros, entre os quais Jun Takahashi, Mauro Cosentino, David Dobrigkeit Chinellato, Geraldo Magela Vasconcelos e Rafael Derradi de Souza, todos ligados à Unicamp.

Os cientistas admitem que o artigo já estava pronto, aguardando apenas que o LHC alcançasse um nível de energia de 900 GeV para que os dados fossem confirmados. Preenchidos os espaços em branco, foi possível publicar em tempo recorde.

Embora a faixa de energia de 900 GeV seja muito inferior ao que se pretende alcançar (7 TeV), ela é importante porque mostra que o LHC está funcionando perfeitamente e que, num curto período de tempo, novos resultados científicos poderão ser produzidos.

Colisões

As medições, que envolveram 284 colisões, foram feitas utilizando o experimento ALICE, um dos seis que compõem o LHC.

"Esse é um acelerador novo, o mais potente construído pelo ser humano, cuja capacidade é 10 vezes maior que o último construído. Estamos, portanto, em uma nova fronteira", afirma o professor Jun Takahashi.

Bibliografia:

Artigo: First proton--proton collisions at the LHC as observed with the ALICE detector: measurement of the charged particle pseudorapidity density at sqrt(s) = 900 GeV
Autores: K. Aamodt et al.
Revista: arXiv
Link: http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/0911/0911.5430v2.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Magnetismo
  • Geração de Energia
  • Supercondutores
  • Supercomputadores

Mais tópicos