Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Pulpino: Um processador de código aberto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/04/2016

Pulpino: Processador de código aberto
Dependendo da memória, os microprocessadores PULP podem ter apenas 1 x 1 milímetro.
[Imagem: ETH Zurich / Frank K. Gurkaynak]

Pulpino

O universo do hardware livre ficou mais rico com o lançamento do Pulpino, um processador de código totalmente aberto.

Já existem microcontroladores de hardware livre, como o Arduino e o Raspberry Pi, mas mesmo eles são baseados em chips comerciais, cuja arquitetura interna não é de código aberto.

Luca Benini e seus colegas do Instituto ETH de Zurique, na Suíça, e da Universidade de Bolonha, na Itália, colocaram o projeto total do seu microprocessador em código aberto, permitindo que outros desenvolvedores não apenas usem, mas também alterem o sistema para atender às necessidades dos seus projetos.

"Em vários exemplos recentes de hardware de código aberto, o uso é restringido por direitos de comercialização exclusivos e por cláusulas não competitivas. Nosso sistema, entretanto, não tem nenhum compromisso quando se trata de licenciamento," disse Benini.

RISC-V

O processador Pulpino foi projetado tendo em mente aparelhos alimentados por baterias, o que levou a uma grande otimização no consumo de energia - PULP é uma sigla para Parallel Ultra Low Power, ou [microprocessador] paralelo de potência ultrabaixa.

As instruções aritméticas que o microprocessador pode executar também são de código aberto - o processador é compatível com o conjunto de instruções de código aberto RISC-V.

Mais informações sobre o Pulpino podem ser obtidas nos endereços www.pulp-platform.org e pulp.ethz.ch.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos