Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Quadro de Dali em versão era espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/06/2015

Quadro de Dali ganha versão era espacial
Uma versão "era espacial" do quadro A Mulher na Janela, de Salvador Dali.
[Imagem: NASA]

Mulher na janela espacial

O famoso quadro Mulher na Janela, de Salvador Dali, ganhou sua versão "era espacial".

Na obra de Dali, a mulher, da segurança do interior da sua casa, observa um barco navegando à distância.

Na versão era espacial, a astronauta Tracy Caldwell Dyson observa o planeta de dentro de seu próprio "barco espacial", a 400 km de altitude, navegando a quase 24.000 km/h.

Nesta foto, Dyson aparece curtindo a paisagem a partir da Cúpula, a janela de observação instalada na Estação Espacial Internacional em 2010.

A imagem também é dessa época, mas está sendo usada agora pela NASA para divulgar o Programa de Pesquisas Humanas conduzidas a bordo da Estação Espacial.

Missão de Um Ano

Quadro de Dali ganha versão
O quadro original de Dali.
[Imagem: Reprodução]

O objetivo da missão é determinar não apenas as alterações físicas sofridas pelo corpo humano durante os voos de longa duração - o que já é feito desde os primórdios da era espacial -, mas também como os humanos lidam emocional e psicologicamente com o estresse gerado pelo confinamento.

Esse estudo está agora centrado no experimento chamado "Missão de Um Ano", ou 1YM (One-Year Mission), em que dois astronautas gêmeos estão sendo monitorados cuidadosamente em busca de alterações psicológicas, comportamentais, orgânicas, genéticas e epigenéticas.

"Conforme a NASA se prepara para futuras missões a asteroides, Marte e além, é crucial ter uma compreensão completa dessas tensões, bem como métodos para monitorar os tripulantes e responder a essas tensões. Durante o 1YM, cinco investigações de saúde comportamental estão sendo realizadas a bordo da ISS para aprender mais sobre o cérebro e como ele responde ao estresse e à fadiga no espaço," anunciou a agência em nota.

Além do monitoramento do sono e da coleta de neuroimagens cerebrais, os astronautas farão diários e responderão questionários periódicos, nos quais deverão relatar suas reações emocionais e psicológicas ao ambiente fechado e barulhento da Estação Espacial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Saúde e Reabilitação
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos