Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Qual é melhor lâmina para cortar cana-de-açúcar?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2018

Qual é melhor lâmina para cortar cana-de-açúcar?
Modelos de lâminas testadas na colheitadeira de cana-de-açúcar.
[Imagem: University of Illinois]

A faca ideal

Como todas as donas de casa sabem, há facas e facas - algumas são boas para cortar verduras ou um peixe fresco, mas é preciso pegar uma ferramenta mais pesada se for para cortar um pedaço de couro, certo?

O mesmo princípio é válido quando queremos colher culturas diferentes - nenhuma lâmina consegue cortar tudo com o máximo de eficiência.

Sabendo disso, engenheiros da Universidade de Illinois, nos EUA, foram em busca de descobrir qual é a melhor lâmina para cortar cana-de-açúcar com alta eficiência e sem risco de interferir com a rebrota anual das plantas.

Como cortar cana-de-açúcar

"A cana-de-açúcar se baseia em uma rebrota chamada de ressoca. Ela ressoca por quatro anos. No quinto ano, o agricultor replanta. Para que a rebrota aconteça, você precisa cortá-la com o mínimo de danos no caule. Se você não conseguir um corte bem limpo, a haste pode quebrar e inibir a rebrota. Idealmente, você quer um corte o mais limpo possível e o mais próximo possível do solo para que a quantidade máxima de haste seja colhida. É um grande desafio controlar a altura da lâmina de corte enquanto a máquina de colheita está percorrendo o campo porque o solo não é uniformemente plano," explicou o professor Alan Hansen.

Ele então levou sua equipe para uma fazenda de cana-de-açúcar, munidos de quatro modelos de lâmina disponíveis para cortar cana-de-açúcar: uma lâmina reta convencional, com ângulo zero de inclinação; uma lâmina angular de 30 graus; uma lâmina serrilhada; e uma lâmina reta com revestimento a laser.

As lâminas foram avaliadas quanto à qualidade do corte e quanto ao desgaste. Após a colheita da cana-de-açúcar, foram registradas várias características: densidade do caule, diâmetro do caule na altura do corte, altura do restolho, danos ao caule e danos ao sistema radicular.

Qual é melhor lâmina para cortar cana-de-açúcar?
A lâmina serrilhada foi a grande campeã, colhendo o máximo e causando o menor dano à planta.
[Imagem: University of Illinois]

Melhor lâmina para cortar cana-de-açúcar

Embora os pesquisadores esperassem que a lâmina angular fosse melhor - ela é a mais usada ou as máquinas são reguladas para apresentar uma angulação na lâmina reta -, ela na verdade causou o maior dano às hastes da cana-de-açúcar e às raízes.

A lâmina serrilhada causou o menor dano ao caule em geral.

A lâmina revestida a laser e a lâmina reta ficaram no meio-termo.

A pesquisa para determinar a melhor lâmina para colher cana-de-açúcar é apenas parte de um projeto maior que está explorando soluções de engenharia para a produção de matéria-prima de biomassa. O projeto foi dividido em cinco etapas: pré-colheita, colheita (onde se insere o teste com as lâminas), transporte, armazenamento e um sistema guarda-chuva para integrar as diversas etapas.

Bibliografia:

Artigo: Effects of Four Base Cutter Blade Designs on Sugarcane Stem Cut Quality
Autores: M. Abdul Momin, Paul A. Wempe, Tony E. Grift, Alan C. Hansen
Revista: Transactions of the ASABE
Vol.: 60(5): 1551-1560
DOI: 10.13031/trans.12345
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aços
  • Processos Industriais
  • Biocombustíveis
  • Veículos

Mais tópicos