Espaço

Quantos exoplanetas parecidos com a Terra já descobrimos?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2016

Quantos exoplanetas parecidos com a Terra já descobrimos?
Catálogo dos 20 exoplanetas mais promissores para pesquisas em busca de outras formas de vida no Universo.
[Imagem: Chester Harman]

Exoplanetas habitáveis

Cansado desta Terra e procurando por outra para começar de novo?

Uma equipe internacional de astrônomos reuniu os mais de 4.000 exoplanetas já identificados pelos dados do telescópio espacial Kepler, e verificou quais são mais susceptíveis de apresentarem semelhanças com o nosso rochoso planeta natal.

O trabalho descreve 216 planetas localizados dentro da zona habitável - a área ao redor de uma estrela em que a superfície de um planeta pode conter água líquida. Essa distância varia de um tipo de estrela para outra por causa da quantidade de energia que emana de cada uma.

Desses 216 planetas, a equipe destaca 20, que são os melhores candidatos para serem planetas rochosos potencialmente habitáveis como a Terra.

Onde a vida pode existir

"Este é o catálogo completo de todas as descobertas do Kepler que estão na zona habitável de suas estrelas hospedeiras. Isso significa que podemos focar nos planetas deste trabalho e realizar estudos de acompanhamento para saber mais sobre eles, incluindo se eles são realmente habitáveis," disse Stephen Kane, da Universidade Estadual de San Francisco.

"Este estudo é realmente um marco rumo a responder as perguntas-chave de quão comum é a vida no Universo e quão comuns são os planetas como a Terra," acrescentou.

O levantamento também confirma que a distribuição dos exoplanetas dentro da zona habitável é a mesma que a distribuição daqueles que estão fora dela - uma evidência adicional de que o Universo está repleto de planetas e luas onde a vida poderia existir.

Artigo: A catalog of Kepler habitable zone exoplanet candidates