Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Quebra-molas <i>high-tech</i> detecta problemas na suspensão dos veículos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2009

Quebra-molas inteligente detecta problemas na suspensão dos veículos

[Imagem: Andrew Hancock]

Uma nova tecnologia pode transformar os tradicionais quebra-molas, de "quebradores de molas" em sistemas de diagnóstico da suspensão dos automóveis que passam por eles.

Quebra-molas inteligente

"Nosso objetivo é economizar tempo e custos de manutenção e, mais importante, reduzir os tempos de parada detectando os problemas antes que eles causem falhas definitivas que levem o veículo a ficar fora de operação," diz o engenheiro Douglas Adams, que está desenvolvendo o quebra-molas high-tech juntamente com sua orientanda Tiffany DiPetta.

O quebra-molas inteligente é equipado com sensores chamados acelerômetros triaxiais. O sistema mede as vibrações criadas pelas forças que os pneus dos veículos exercem sobre o quebra-molas.

Um programa de computador coleta e analisa os dados, detectando defeitos nos pneus (inclusive falta de pressão) e nas rodas, nos rolamentos e nos componentes da suspensão.

Modelo da suspensão

Para isso, os pesquisadores tiveram que desenvolver um modelo teórico que descreve o funcionamento da suspensão dos veículos e de seus diversos componentes. Qualquer variação detectada pelos sensores em relação aos dados previstos no modelo indica um problema potencial necessitando conserto.

"Nosso modelo simulado nos mostrou que nós podemos usar o sistema para detectar danos aos componentes do veículo de forma confiável, e nossos experimentos com veículos reais validaram o modelo," diz Adams.

O quebra-molas inteligente é capaz de detectar uma variação de apenas 5% na dureza da suspensão. Uma mola de suspensão danificada foi detectada mesmo quando os pesquisadores variaram largamente a pressão dos pneus na tentativa de enganar o sistema.

Oficinas e frotistas

Segundo o engenheiro, o quebra-molas poderá ser utilizado em oficinas e em empresas que possuam frotas de automóveis, oferecendo um diagnóstico preciso e imediato do trabalho que precisa ser feito pelos mecânicos.

Segundo os pesquisadores, quando entrar em fabricação industrial, o novo quebra-molas inteligente poderá chegar ao mercado custando cerca de US$1.500,00. Ainda não há previsão para sua comercialização.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Sensores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos