Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Química computacional leva o Nobel 2013

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/10/2013


Três pesquisadores foram escolhidos para receber o Prêmio Nobel de Química 2013.

Os vencedores são Martin Karplus, de 83 anos, Michael Levitt, de 66, e Arieh Warshel, de 73. Todos trabalham em universidades norte-americanas.

Os três pesquisadores lançaram as bases para o uso de modelos de computador para simulam os fenômenos químicos reais.

Segundo o Comitê do Nobel, até então os químicos costumavam criar modelos de moléculas usando bolas de plástico e varetas. O trabalho dos três premiados teria aberto as portas para o uso de computadores para a construção desses modelos.

A grande vantagem é que os modelos computadorizados podem ser modificados à exaustão e muito rapidamente, além de permitirem a simulação de reações antes que elas sejam realizadas em laboratório.

Para isso, foi necessário unir a física clássica com a mecânica quântica, que governa o comportamento dos átomos e das partículas subatômicas.

"A força da física clássica era que os cálculos eram simples e podiam ser usados para modelar moléculas realmente grandes. Sua fraqueza era que ela não oferecia nenhuma forma de simular as reações químicas. Para esse objetivo, os químicos precisavam usar a física quântica. Mas esses cálculos exigiam um enorme poder computacional e, portanto, só podiam ser realizados para pequenas moléculas," afirma o comunicado da Academia Real de Ciências da Suécia.

Coube aos três pesquisadores premiados juntar os princípios da física clássica aos da física quântica para criar modelos de computador realísticos e que hoje podem ser aplicados a moléculas pequenas e grandes, simulando reações em grande velocidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Simuladores
  • Indústria Química
  • Supercomputadores

Mais tópicos