Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Radar de busca indica caminhos para suas dúvidas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/02/2015

Radar de busca indica caminhos para suas dúvidas
As palavras-chave são mostradas em um gráfico dinâmico com o aspecto de uma tela de radar.
[Imagem: Cortesia Communications of the ACM]

Busca gráfica

Já foram feitas inúmeras tentativas de dar um aspecto mais gráfico e mais interativo aos mecanismos de busca, mas até agora nada parece ter superado o gosto dos internautas pela caixinha simples de texto do Google.

Cientistas da computação da Universidade Aalto, na Finlândia, estão novamente se arriscando na área, e acreditam ter encontrado uma forma de suscitar paixões entre os internautas menos afetos a ficar digitando perguntas.

Tuukka Ruotsalo e seus colegas desenvolveram um novo motor de busca, batizado de SciNet, que substitui a digitação de termos e perguntas por tarefas de reconhecimento, mostrando as palavras-chave relacionadas com a busca do usuário em um gráfico dinâmico que tem o aspecto de uma tela de radar.

Segundo Ruotsalo, o usuário pode obter resultados mais relevantes e mais diversificados com o "radar de busca" especialmente quando não sabe exatamente o que está procurando, ou não sabe como formular uma consulta para encontrar o que deseja.

Radar de busca

Uma vez iniciado com uma palavra-chave tradicional, o SciNet exibe uma série de palavras associadas e temas no radar.

Com ajuda dos indicadores de direção na tela, o motor de busca mostra como esses temas estão relacionados uns com os outros. A relevância de cada palavra-chave depende da distância de cada uma do ponto central do radar, com as mais relevantes ficando mais próximas do centro.

O motor de busca também sugere alternativas conectadas com o tema inicial, nas quais o usuário pode não ter pensado ao fazer a consulta.

O usuário então arrasta as palavras de seu interesse pela tela do radar, criando associações e dando relevância a cada uma. O mecanismo de busca, por sua vez, responde com novas sugestões, listadas no formato tradicional no lado direito.

Radar de busca indica caminhos para suas dúvidas
O usuário pode arrastar as palavras de seu interesse pela tela do radar, criando associações e dando relevância a cada uma.
[Imagem: Aalto University]

Novas interfaces

A equipe está tentando criar um motor de busca que seja mais adequado a novas interfaces, incluindo telas grandes sensíveis ao toque, ou a detecção de movimentos por meio de interfaces neurais, eliminando assim a necessidade de toque, com o usuário fazendo sua busca usando apenas seus pensamentos.

Eles estão particularmente interessados em conectar o radar de busca com os óculos de realidade aumentada desenvolvidos pela própria equipe para tentar deduzir o interesse do usuário.

Bibliografia:

Artigo: Interactive Intent Modeling: Information Discovery Beyond Search
Autores: Tuukka Ruotsalo, Giulio Jacucci, Petri Myllymaki, Samuel Kaski
Revista: Communications of the ACM
Vol.: 58 No. 1, Pages 86-92
DOI: 10.1145/2656334
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Interfaces
  • Inteligência Artificial
  • Telas e Monitores

Mais tópicos