Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Radar com visão de 360° pacifica operários e robôs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/04/2016

Radar com visão de 360° pacifica operários e robôs
Com antenas e demais aparatos de controle, o novo radar 360º mede 20 centímetros de diâmetro e 70 centímetros de altura.
[Imagem: Fraunhofer IAF]

Radar para fábricas

Radares não são utilizados apenas pelos militares.

Eles vêm se tornando cada vez mais importantes dentro das fábricas, devido à necessidade de desenvolver meios para que trabalhadores humanos e robôs convivam de forma pacífica - e sem acidentes.

Ocorre que a tecnologia de detecção mais utilizada até agora, baseada em escâneres a laser, tem várias limitações, por exemplo, quando superfícies plásticas, poeira ou fumaça obstruem o caminho dos feixes de laser - e basta uma leitura errada para que ocorra um acidente.

Agora, as vantagens do radar nesses ambientes ficaram ainda maiores.

Christian Zech e seus colegas do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, criaram um radar capaz de monitorar seu ambiente em 360º, tornando-o ideal para aplicações de segurança onde pessoas e robôs devem trabalhar juntos.

Radar 360º

Enquanto um escâner a laser consegue medir a distância e posição de uma pessoa somente se ela estiver trabalhando na linha de visada do sensor, o radar consegue penetrar através de material opaco, o que significa que o operário pode ser detectado e rastreado mesmo se estiver estiver trafegando por trás de caixas, equipamentos ou outros obstáculos, ou se o ambiente de repente se encher de vapor ou fumaça.

"Nosso radar não fica focalizado em um único ponto. Em vez disso, ele envia ondas na faixa dos milímetros em formato claviforme. Ao contrário de um escâner laser, os sinais são refletidos mesmo quando a visibilidade é obstruída," resume Zech.

Já existem radares de milímetro, mas eles são geralmente baseados em guias de ondas, o que os torna grandes e caros. O módulo de alta frequência do novo equipamento - o coração do radar - é uma placa de 7,8 x 4,2 x 2,8 centímetros.

Com antenas e demais aparatos de controle, o novo radar 360º mede 20 centímetros de diâmetro e 70 centímetros de altura.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Robôs Industriais
  • Raios Laser
  • Aviões

Mais tópicos