Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Radiotelescópio ALMA bate recorde de resolução

Com informações do ESO - 23/11/2023

Radiotelescópio ALMA bate recorde de resolução
Os astrônomos desenvolveram um novo método de calibração para obter a imagem de mais alta resolução já captada com o ALMA.
[Imagem: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/Y. Asaki et al.]

Ver um caminhão na Lua

O radiotelescópio ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) atingiu a mais alta resolução de observações desde o início das suas operações.

Durante um teste técnico, os astrônomos captaram imagens de uma estrela antiga com uma resolução angular de 5 milissegundos de arco.

Isto mostra que o ALMA consegue observar objetos com um detalhe equivalente a ver um caminhão de 10 metros na superfície da Lua.

O ALMA é composto por 66 antenas que podem ser colocadas em diferentes posições no planalto do Chajnantor, no Chile. Cada uma está equipada com receptores que captam ondas rádio em diferentes faixas de frequência, ou bandas.

A resolução do ALMA aumenta com o aumento da separação máxima entre as antenas e com o aumento da frequência que se observa. As novas imagens foram obtidas com a configuração mais alargada possível da rede: Uma separação máxima entre as antenas de 16 km.

As observações foram realizadas com os receptores de Banda 10, que permitem ao ALMA observar a frequências de 950 GHz, as mais altas possíveis para a rede.

As observações exigiram levar as capacidades das antenas e dos equipamentos aos níveis extremos. Embora os receptores de Banda 10 já estivessem disponíveis desde 2014, os astrônomos tiveram de esperar pela validação de uma nova técnica de calibração, chamada banda a banda, para poderem realizar as novas observações.

Para observar uma estrela evoluída da Via Láctea, chamada R Leporis, foi utilizado como calibrador um núcleo galáctico brilhante, o qual, apesar de distante, aparece no céu perto desta estrela.

Bibliografia:

Artigo: ALMA High-frequency Long Baseline Campaign in 2021: Highest Angular Resolution Submillimeter Wave Images for the Carbon-rich Star R Lep
Autores: Yoshiharu Asaki, Luke T. Maud, Harold Francke, Hiroshi Nagai, Dirk Petry, Edward B. Fomalont, Elizabeth Humphreys, Anita M. S. Richards, Ka Tat Wong, William Dent, Akihiko Hirota, Jose Miguel Fernandez, Satoko Takahashi, Antonio S. Hales
Revista: The Astrophysical Journal
Vol.: 958, Number 1
DOI: 10.3847/1538-4357/acf619
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos