Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Radiotelescópio captava sinais emitidos por forno da cozinha

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/05/2015

Radiotelescópio captava sinais emitidos por forno da cozinha
Os peritons foram esclarecidos, mas o mistério sobre as FRBs, ou rajadas rápidas de rádio, continua.
[Imagem: Csiro]

Peritons e FRBs

Astrônomos descobriram uma fonte inusitada responsável pela geração de sinais conhecidos como peritons, que vêm sendo detectados há alguns anos por alguns radiotelescópios.

Até agora sem explicações, os sinais detectados no Observatório Parkes, na Austrália, eram na verdade gerados pelo forno de micro-ondas da cozinha do observatório.

Os peritons são parecidos com as RRRs, ou rajadas rápidas de rádio (FRB: fast radio bursts), que recentemente se sugeriu terem origem extraterrestre e que ainda estão sendo pesquisadas, com sua origem permanecendo misteriosa.

Mas os peritons registrados até agora - à exceção de um deles - têm origem bem terrestre. Eles foram gerados quando um funcionário do observatório abria o forno de micro-ondas sem que este tivesse sido previamente desligado.

"Testes subsequentes revelaram que um periton pode ser gerado a 1,4 GHz quando a porta de um forno de micro-ondas é aberta prematuramente e o telescópio está em um ângulo relativo preciso," escreveram Emily Petroff e seus colegas em um artigo ainda não submetido à publicação.

Isto significa que, se você abrir a porta do micro-ondas antes de desligá-lo, ele libera um sinal de rádio, curto, mas muito forte. Quando um radiotelescópio próximo estiver inclinado na direção daquele micro-ondas, ele vai captar esse sinal.

Origem astrofísica

Os sinais emitidos pelo micro-ondas são muito parecidos com as RRRs, um pulso de origem astrofísica que se espalha pelo tênue e frio plasma do espaço.

Mas há uma diferença crucial entre eles: os peritons são visíveis ao longo de um largo campo de visão, o que denunciava que sua origem era próxima - além de ocorrerem sempre em horário comercial. As RRRs, por outro lado, são emanadas de uma única fonte.

Bibliografia:

Artigo: Identifying the source of perytons at the Parkes radio telescope
Autores: E. Petroff, E. F. Keane, E. D. Barr, J. E. Reynolds, J. Sarkissian, P. G. Edwards, J. Stevens, C. Brem, A. Jameson, S. Burke-Spolaor, S. Johnston, N. D. R. Bhat, P. Chandra, S. Kudale, S. Bhandari
Revista: arXiv
Link: http://arxiv.org/abs/1504.02165
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Radiação Eletromagnética
  • Antenas
  • Telescópios
  • Magnetismo

Mais tópicos