Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Raio ascendente é registrado no Brasil durante o inverno

Com informações da Agência Fapesp - 16/08/2012

Raio ascendente é registrado no Brasil durante o inverno
O raio ascendente foi detectado partindo de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá, em São Paulo.
[Imagem: INPE/ELAT]

Raio que sobe

Pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram um raio ascendente em São Paulo durante uma tempestade de inverno.

No início do ano, os pesquisadores do Elat registraram pela primeira vez imagens desse tipo de raio no Brasil.

Em vez de descer das nuvens e atingir o solo - como ocorre com a maioria das descargas atmosféricas - um raio ascendente parte de algo na superfície e se propaga em direção à nuvem.

Atividade elétrica nas nuvens

Agora, durante uma tempestade de inverno, mais um raio ascendente foi detectado partindo de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá, em São Paulo.

O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a quase total ausência de raios durante a tempestade que gerou o raio ascendente.

"Foi uma sorte registrar esse raio ascendente, pois não havia nenhum indício de atividade elétrica na nuvem", disse Marcelo Saba, pesquisador do Elat e responsável pelas observações.

De acordo com Saba, a constatação revelou, de forma inédita, que, mesmo na ausência de raios descendentes - que descem das nuvens e atingem o solo -, os raios ascendentes podem acontecer.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Radiação Eletromagnética
  • Raios Laser
  • Magnetismo

Mais tópicos