Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Raios podem ser guiados com laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2015

Raios podem ser guiados com laser
O laser faz com que a descarga elétrica execute caminhos complexos e desvie de obstáculos.
[Imagem: Matteo Clerici - 10.1126/sciadv.1400111]

Raios guiados por laser

Pára-raios são bons, mas muito longe do ideal, sobretudo porque eles não estabelecem o caminho do raio, que geralmente espalha-se pelas cercanias.

A ideia de Matteo Clerici, do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas do Canadá, é usar raios laser para guiar cuidadosamente o raio, até o seu destino final no solo.

O conceito funcionou bem, ao menos em pequena escala, em raios criados em laboratório, simulados por descargas elétricas entre dois eletrodos.

Clerici conseguiu dirigir com precisão os raios simulados, fazendo-os não apenas cair no lugar certo, mas até mesmo desviar-se de obstáculos no meio do caminho.

As descargas elétricas também foram dirigidas para seguir linhas retas ou trajetórias parabólicas entre a origem e o destino.

Raio desvia de obstáculo

Os experimentos mostraram que o trajeto do raio pode ser controlado ajustando o "formato" dos feixes de laser. Combinando diversos feixes, foi possível até mesmo fazer o raio atingir o receptor seguindo uma trajetória em "S".

Quando controlada para desviar de obstáculos, a descarga mudou o trajeto com precisão, passando sem danificar o objeto que servia de obstáculo.

Raios podem ser guiados com laser
É o formato do feixe de laser que estabelece a trajetória do raio.
[Imagem: Matteo Clerici - 10.1126/sciadv.1400111]

O experimento é mais simples e possibilita um controle muito maior do que experimento similar realizado em 2012 por pesquisadores franceses, que fizeram os raios seguirem a trajetória retilínea de um laser pulsado.

As aplicações práticas, porém, ao menos em raios de verdade, deverão demorar, uma vez que também estes novos experimentos exigiram lasers de alta potência e manipularam descargas de poucos centímetros.

Mas descargas elétricas não acontecem apenas durante tempestades, sendo usadas diariamente em todos os motores a combustão e em equipamentos de solda, por exemplo, o que pode indicar aplicações promissoras em outras áreas.

Bibliografia:

Artigo: Laser-assisted guiding of electric discharges around objects
Autores: Matteo Clerici, Yi Hu, Philippe Lassonde, Carles Milián, Arnaud Couairon, Demetrios N. Chrisodoulides, Zhigang Chen, Luca Razzari, François Vidal, François Légaré, Daniele Faccio, Roberto Morandotti
Revista: Science Advances
Vol.: 1, No. 5
DOI: 10.1126/sciadv.1400111
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Radiação Eletromagnética
  • Monitoramento Ambiental
  • Fotônica

Mais tópicos